quinta-feira, julho 09, 2009

Roubo de cacau assusta agricultores no sul da Bahia


As delegacias não registram grande número de queixas, mas o roubo em fazendas de cacau está assustando os agricultores do sul do Estado pela ousadia dos ladrões, que sabem que a polícia e as delegacias nos municípios são desaparelhadas e o policiamento na zona rural é deficiente, destaca o jornal A Tarde.
Uma das vítimas, o produtor Eusínio Lavigne Gesteira relata que em sua fazenda, a Lembrança da Sorte, em Uruçuca, já ocorreram três furtos este ano. “Três ou quatro homens entraram atirando para intimidar, arrombaram o armazém e levaram o que encontraram”, diz o produtor, que teve um prejuízo de quase R$ 6 mil com o furto de 18 sacos de cacau.
Além dos prejuízos com o furto e danos materiais na fazenda, a violência atinge também as pessoas que trabalham em regime de parceria, que estão indo embora com medo. Para o produtor, a falta de estrutura nas delegacias, o desemprego e a facilidade para vender o cacau são os principais fatores para o problema.
Lavigne diz que não é tanto o preço, mas a facilidade para comercializar o produto o que mais atrai os ladrões, porque os compradores não procuram saber a origem do cacau que estão negociando. Para não despertar suspeitas, eles vendem os sacos aos poucos.

Nenhum comentário: