quinta-feira, outubro 29, 2009

Mais um vereador é cassado em São Paulo

Quito Formiga era suplente, mas foi cassado porque assumiu o posto de vereador

O juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral, cassou o vereador Marcus Vinícius de Almeida Ferreira (PR), conhecido como Quito Formiga. Ele é o 14º vereador da Câmara Municipal de São Paulo cassado pelo juiz.


Os 13 vereadores recorreram, e a cassação foi suspensa até que todos sejam julgados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A assessoria de Formiga afirmou que ele não vai se manifestar sobre o assunto até que seus advogados decidam se vai recorrer da decisão. Ele tem até as 18h da próxima terça-feira (3) para apresentar recurso.
Quando os outros 13 parlamentares foram cassados, Formiga perdeu o direito de se eleger por três anos porque era suplente de vereador. Mas como ele assumiu o cargo e estava exercendo a função de vereador, o Ministério Público Eleitoral pediu à 1ª Zona Eleitoral que também cassasse o mandato de Formiga.
Os 14 vereadores foram cassados por terem suas contas de campanha rejeitadas porque receberam doações irregulares da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) nas eleições do ano passado.

Esse foi o 19º julgamento do juiz, que vai avaliar um total de 45 representações propostas pelo Ministério Público pedindo outras cassações pelo mesmo motivo.

Ele também vai revisar as contas de 16 vereadores, sete suplentes, os candidatos à prefeitura Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), além do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM).

Nenhum comentário: