quarta-feira, dezembro 16, 2009

Caos na Saúde: Juiz vai pessoalmente a hospital e determina cirurgia em idoso com câncer

Há pouco mais de uma hora, o Juiz de Itabuna, Eros Cavalcanti, teve que ir pessoalmente ao Hospital Calixto Midlej Filho para fazer valer uma decisão sua que havia sido desrespeitada pela diretoria da Santa Casa, instituição mantenedora do hospital. O magistrado determinou que o hospital prestasse atendimento ao aposentado Ailton José do Prado, de 71 anos, que precisa de uma cirurgia urgente no crânio para a retirada de um tumor malígno. Mas, apesar da gravidade do quadro e do iminente risco de morte do paciente, o hospital se recusava a fazer a cirurgia, alegando falta de cobertura dos custos pelo SUS.

A ida do Juiz ao hospital foi providencial para a solução do impasse. Dr. Eros só saiu do Calixto Midlej Filho depois que os administradores da unidade se comprometeram a acatar a decisão, antes recusada pelo provedor da Santa Casa, o advogado Renan Moreira, que ao saber que o Juiz estava chegando, saiu de fininho, ganhando rumo ignorado. Enquanto Moreira fugia da Justiça, o Juiz permanecia no hospital providenciando a internação do idoso, que já se encontra num apartamento, realizando os exames pré-operatórios. A cirurgia deve ocorrer até a sexta-feira (18).

O drama da esposa e dos filhos de seu Ailton vinha se arrastando há quase dois meses. Durante todo esse tempo o pedido para a realização da cirurgia, feito pelo Ministério Público, permaneceu na mesa de um outro Juiz: Antônio Laranjeiras, que não julgou a ação do MP. Apenas chamou ao seu gabinete o secretário de Saúde, Antônio Vieira, para que este resolvesse a questão transferindo para o Município a responsabilidade pelo pagamento das despesas com a cirurgia.

Vieira autorizou, mas Renan Moreira desdenhou do caso e simplesmente devolveu o documento com a assinatura do secretário dizendo tratar-se de um papel sem valor nenhum. Fez o mesmo com a decisão do dr. Eros Cavalcanti, mas aí...o buraco foi mais embaixo.

Nenhum comentário: