quarta-feira, setembro 15, 2010

Goleiro do Palmeira assume que é gay

Atleta (azul) vai disputar o Campeonato Estadual da Segunda Divisão

No município de Goianinha, um exemplo no combate ao preconceito no esporte. O goleiro Janderson Michel da Costa, 18 anos, mais conhecido como Messi, é o xodó da torcida do Palmeira, time que disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar. O jogador, assumidamente homossexual, é ídolo na cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes.
Divulgar a condição sexual não foi problema para Messi. A bronca foi comunicar à família que era gay, mas depois de tomar coragem o jovem anunciou em casa que era homossexual. "Eu reuni todo mundo e falei para eles",disse. Depois daí, ele disse que não teve mais medo de se assumir e hoje em dia não sofre nenhum tipo de preconceito devido a sua condição. O goleiro disse que a paixão pelo futebol vem desde criança e que, quando se descobriu homossexual, seu gosto pelo esporte não mudou em nada. "Eu sempre fui doido por futebol. Desde criança. Só em 2005 eu me assumi e hoje todo mundo já sabe", conta. As brincadeiras e gozações não interferiram na decisão de seguir carreira no meio futebolístico e hoje em dia Messi sonha em chegar a um grande clube, como qualquer outro jovem sonhador.
Mais que isso, o simpático goleiro quer ajudar a quebrar as barreiras do preconceito existentes no esporte. "Eu quero continuar minha carreira como goleiro e pretendo acabar com os preconceitos que ainda exitem no futebol", disse. Questionado sobre a existência de uma parcela significante de jogadores homossexuais espalhados pelos clubes de futebol, Messi diz que "são muitos" e que sofrem com isso. "Os que não se assumem sofrem muito mais. Eles ficam se escondendo e vivem fingindo ser uma coisa que não são ou às vezes escondendo e negando uma coisa que todo mundo vê", revela.
O xodó da torcida do Palmeira não apenas assume sua condição sexual, como faz questão de mostrá-la a todo mundo, inclusive se vestindo com trajes femininos em algumas ocasiões. "Me visto e me comporto como me sinto bem, mas procuro não desrespeitar ninguém", comenta. O jogador mora com outros atletas do time e não encontra dificuldade alguma. Zig Zig, Pedro Pancada e Jozicley são companheiros de morada e afirmam que o goleiro é respeitoso com os amigos e sabe lidar com sua opção sexual. "Ele é uma pessoa respeitada pelo seu caráter e procura nunca ser mal interpretado por alguém que seja hetero. Nunca o vi querendo ver jogador pelado ou dando em cima de algum heterossexual. A gente sabe que ele tem os namorados dele, mas é tudo muito reservado", comentou Zig Zig.

Poucos jogadores assumiram ser gays, mais porque?

1. Ser gay em um clube famoso, não seria o correto, na visão de muitos, é claro.
2. O esporte é adorado por homens, que na teoria gostam de mulheres. Ou seja, preconceito.
3. Ao assumir a sua sexualidade, o cara perderia o emprego... E onde mais poderia jogar com a noticia rolando solta? Nenhum time o contrataria. Olha la, mais uma vez, preconceito
4. O time seria chacota e piadinha para os adversários. Preciso nem falar né?
Isso aconteceu ou acontece com os jogadores abaixo:

Vilson Zwirtes
Jogador de futebol que assumiu ser homossexual desde a sua adolescência. Vilson, hoje atacante em Roca Sales, uma cidade a 140 km de Porto Alegre, já atuou no Lajadense, da segunda divisão do Campeonato Gaúcho. E foi exatamente no futebol profissional que ele encontrou maior resistência contra o fato de ele ser gay. “Tem clubes hoje que não me contratam ou não me convidam para jogar por causa da minha opção sexual”, revelou Vilson, que prefere jogar em divisões menores do futebol, numa forma de defesa contra a discriminação que encontrou nas divisões profissionais.

Rugby Gareth Thomas
O jogador de rugby Gareth Thomas surpreendeu os fãs do esporte ao assumir sua homossexualidade em entrevista para o jornal britânico Daily Mail. Com 35 anos ele já foi capitão do País de Gales e atualmente está no time Cardiff Blues.Durante a entrevista, Gareth Thomas contou sobre os medos em se assumir, os preconceitos e estereótipos que giram em torno dos gays. O jogador contou que sentiu todo tipo de emoção quando se descobriu gay, no final de sua adolescência, e que todos esses sentimentos e inseguranças voltaram quando entrou para o rugby, considerado um dos esportes mais violentos e machistas do mundo.

John Amaechi
O ex-jogador inglês John Amaechi, de 36 anos, assumiu ser homossexual em sua biografia recém-lançada, intitulada Man in the Middle (Homem no Meio). É o primeiro caso de gay assumido entre profissionais da NBA. Desde o lançamento do livro, o assunto ganhou destaque. Em um programa de TV, Amaechi contou como começou a "sair do armário" no tempo em que morou em Salt Lake City, enquanto jogava pelo Utah Jazz. Amaechi defendeu também o Cleveland Cavaliers e o Orlando Magic.

Lilico (Luiz Cláudio Alves da Silva)
Luiz Cláudio Alves da Silva, o Lilico, fez história no vôlei em particular e no esporte brasileiro em geral. Foi o primeiro atleta assumidamente gay e um dos melhores jogadores da sua safra, Apesar disso, também sofreu com o machismo e o preconceito.Lilico foi campeão brasileiro de seleções juvenis em 1994; bicampeão da Copa Sudeste, em 94 pelo Banespa, e em 01 pelo Palmeiras; campeão da Copa Brasil em 94, pelo Banespa; vice-campeão mundial juvenil em 95; campeão do Challenger Brasil 01, pelo Palmeiras; campeão Paulista 00/01 com o Suzano; campeão gaúcho de 02; campeão da Superliga 02/03 e Campeão do Grand Prix 02/03, os três com a Ulbra.
Durante as convocações para as Olimpíadas de Sydney em 2000, Lilico estava no auge da carreira e mesmo assim não foi convocado para defender o Brasil. “Sou gay, mas jogo como homem”, declarou repetidas vezes o jogador. Depois de tantos títulos, o Atleta decidiu deixar as quadras e passou a estudar jornalismo (tinha planos de trabalhar na TV).

Justin Fashanu
Primeiro jogador negro a ser vendido por mais de um milhão de libras no futebol europeu. Primeiro e único jogador gay do futebol profissional a sair do armário. Essas duas frases revelam um pouco da trajetória deste londrino que fez história, mas não expressam os sentimentos que o levaram a cometer suicídio aos 37 anos de idade em 1998.
http://www.diariodenatal.com.br/2010/09/14/esportes1_0.php
http://br.taringa.net/posts/offtopic/25427/Jogadores-que-assumiram-ser-gay.html

Nenhum comentário: