domingo, outubro 03, 2010

Brasil escolhe segundo turno entre Dilma e Serra


A apuração dos votos para presidente da República indicou um resultado que as pesquisas não conseguiam exergar, inclusive a de boca de urna feita neste domingo: a decisão vai ficar em segundo turno, disputado entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A candidata do PT recebeu mais de 47 milhões de votos (46%), enquanto o candidato do PSDB obteve mais de 33 milhões de votos (32%). Até o momento, 99,99% das urnas foram apuradas, e não há mais chance de a petista obter vitória antecipada.
O resultado contrariou a maioria das pesquisas de intenções de voto feita durante a campanha, que indicava a vitória de Dilma ainda no primeiro turno, especialmente as realizadas nos primeiros movimentos de cada um para conquistar eleitores.
O principal fator para o resultado foi a votação da terceira colocada, Marina Silva (PV), que obteve quase 20 milhões de votos (19%). Mesmo não tendo conseguido chegar ao segundo turno, a candidata verde sai vitoriosa, politicamente falando. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve mais de 800 mil votos (0,8%) e ficou com o quarto lugar.

Nenhum comentário: