quarta-feira, novembro 10, 2010

O prejuízo bilionário de Silvio Santos


O grupo Silvio Santos sangrou ontem. Foi obrigado a botar 2,5 bilhões de reais no Banco Panamericano, do qual é controlador e tem como sócio minoritário a Caixa Econômica Federal, por causa de uma série de operações que poderiam ser classificadas de “estripulias contábeis” feitas pela equipe encabeçada por Adalberto Savioli, que até ontem era presidente do banco.
SS pegou um empréstimo com o Fundo Garantidor de Crédito e está empenhando patrimônio pessoal na operação – a Jequiti, empresa de cosméticos, é um dos bens de SS que garantiram o empréstimo.
Desde ontem, o Panamericano passsou a ser comandado por Celso Antunes da Costa (ex-Banco Real) e toda uma nova diretoria foi nomeada no lugar da antiga, integralmente demitida.
De acordo com um fato relevante que foi enviado à CVM, “o aporte destina-se arestabelecer o pleno equilíbrio patrimonial e ampliar a liquidez operacional da instituição, de modo a preservar o atual nível de capitalização, em virtude de terem sido constatadas inconsistências contábeis que nãopermitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade”.

Responsável por rombo é cunhado de Silvio Santos
A encrenca em que Silvio Santos se meteu é também familiar. Rafael Paladino, que até ontem comandava o Banco Panamericano, é irmão de Íris Abravanel, portanto cunhado de SS.
Paladino, aliás, terá pelo menos teto garantido para curtir o desemprego. Recentemente, comprou um apartamento triplex em São Paulo e está construindo uma mansão no Guarujá.

SS: prejuízo também no SBT
O rombo de 2,5 bilhões de reais do Banco Panamericano transformou em peixe pequeno o prejuízo que, estima-se, o SBT deve produzir este ano. Segundo um diretor do grupo, a rede de SS deve fechar num vermelho em torno dos 40 milhões de reais em 2010.

Enquanto isso, mulher de SS lança um livro…
Aparentemente a rotina de Íris Abravanel, mulher de SS, não parece ter sido tão afetada assim com o rolo do Panamericano. Sua assessoria conforma que na terça-feira, Íris fará na Fnac paulista a noite de autógrafos de seu livro de crônicas Recados Disfarçados, que está saindo pela Companhia Editora Nacional.
Por Lauro Jardim

Nenhum comentário: