terça-feira, novembro 30, 2010

Que Dia é Hoje?


Dia do Estatuto da Terra
Logo após assumir o poder, os militares incluíram a reforma agrária entre suas prioridades. Um grupo de trabalho foi imediatamente designado,sob a coordenação do Ministro do Planejamento, para a elaboração de um projeto-de-lei de reforma agrária. O grupo trabalhou rápido e, no dia 30 de novembro de 1964, o Presidente da República, após aprovação pelo Congresso Nacional, sancionou a Lei nº 4.504, que tratava do Estatuto da Terra. O texto constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrária, feita por um governo, na história do Brasil.

Dia da Reforma Agrária
Não por um acaso, no mesmo dia não há como comemorar, e sim torcer por uma reforma agrária para todos (os que precisam, bem entendido).

Dia de Santo André
Celebramos no dia de hoje Santo André, Apóstolo; Santos Cástulo e Constâncio; Santas Maura e Justina.

Dia do Evangélico
O Evangelho é a Doutrina de Cristo, considerando os quatro principais livros do Novo Testamento; os evangélicos, ou protestantes, seguem conforme seus ditames.

Dia do Síndico
30 síndico - Profissional que cuida de menutenção elétrica, limpeza, às vezes da segurança de prédios e condomínios, e, por tudo isso, um grande amigo.

Dia do Teólogo
30 teólogo - Essa é a pessoa versada em Teologia, doutrina acerca das coisas divinas; dificílima missão têm os profissionais e estudiosos dessa área, não acham?

Dia Nacional de Barbados
Uma das dez nações mais densamente povoadas do mundo, Barbados tem mais de 600 habitantes por quilômetro quadrado. No entanto, essa ilha do Caribe apresenta estabilidade política e prosperidade social. Ocupa, em 1997, o 25º lugar no ranking de países com maior índice de desenvolvimento humano - é o mais alto entre as nações da América Latina e do Caribe . Com clima agradável, belezas naturais e boa infra-estrutura para esportes ao ar livre, vive principalmente do turismo.

FATOS HISTÓRICOS

1997 Israel anunciou a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação

1900 O escritor Oscar Wilde, autor de O retrato de Dorian Gray, morreu aos 46 anos. Vítima de intolerância, ele teve sua vida pessoal constantemente atacada

1931 Estreou no Rio de Janeiro o filme Coisas nossas, primeiro musical longa-metragem brasileiro

1994 O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou que Pedro Malan, na época presidente do Banco Central, comandaria o ministério da Fazenda

1995 Bill Clinton tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte

1997 Representantes de cerca de 160 países discutiram uma política de controle da emissão de gases. Resultantes da queima de combustíveis fósseis, os gases ameaçam o equilíbrio ecológico do planeta.

ANIVERSARIANTES

1667 - Jonathan Swift Escritor satírico das organizações sociais, autor de "Gulliver Travelers" (As Viagens de Gulliver) - 1726

1839 - Guilherme Azevedo Poeta, jornalista e cronista moderno

1847 - Afonso Pena Advogado e político

1973 - Angélica Apresentadora, cantora e atriz.

Nenhum comentário: