sexta-feira, janeiro 14, 2011

Ibope cria novo sistema de acesso para frear pirataria

O Ibope quer frear a pirataria de audiência em tempo real, adotando um novo sistema de acesso aos dados.
O Instituto, que comercializa essas pesquisas por valores altos, enfrenta problemas com senhas e logins pirateados ou cedidos para outras pessoas, que acabam publicando, sem permissão, audiências em tempo real em blogs, sites, Twitter e outras mídias sociais.
Para tentar conter esse vazamento de dados, o Ibope vai desativar em março o seu Terminal Cliente Web, onde seus clientes atualmente têm acesso às pesquisas.
Um novo sistema, batizado de TC.Net, assumirá em dois meses o lugar do antigo. Com normas de segurança mais rígidas, o TC.Net dificultará o repasse de senhas de acesso para terceiros, que não clientes, uma vez que terá um processo de troca de senhas e logins constante.
O sistema atual também solicita a troca de senhas, mas com periodicidade maior e menos exigências de identificação do usuário.
Os acessos aos sites do Ibope também passarão a ser mais monitorados a fim de identificar visitantes piratas. A audiência em tempo real, o famoso ponto a ponto, integra pacotes de prestação de serviço de audiência do Ibope que chegam a custar R$ 100 mil mensais, dependo da demanda da emissora.

TIGRÃO
Caio Castro em strip-tease no "Melhor Lata Velha de Todos os Tempos", em que famosos refazem provas no "Caldeirão do Huck" (Globo); no ar amanhã

O NÚMERO É...
Todo dedicado às enchentes, o "Brasil Urgente" (Band) de anteontem registrou sete pontos de audiência, dois a mais que sua média diária. (Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP).

Aquarela
Com estreia prevista para o primeiro trimestre, a TV Corinthians, canal pago do Timão, terá um programa semanal comandando pelo corintiano roxo Toquinho, o "Toquinho, Violão e Futebol."

Na trave
Vanessa Riche quase caiu em piada sobre o goleiro Bruno no Sportv. Na leitura de e-mails do público, ao vivo, na apresentação de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, soltou: "Quem é mais matador no Flamengo? O goleiro... Tá aqui, tá aqui..." -indo para outra mensagem.

Processo
A Record venceu anteontem, em 2ª instância, ação proposta há 11 anos pelo Ministério Público Federal, contestando a legalidade da compra da rede pelo bispo Edir Macedo. A decisão foi do Tribunal Regional Federal (SP). Cabe recurso.

Ácido
Luiz Carlos Prates, comentarista polêmico da RBS (afiliada da Globo em SC) há 23 anos, deixou a emissora na terça-feira. A RBS diz que foi uma decisão em conjunto. Mas Prates se complicou em novembro ao dizer no ar sobre o trânsito: "Hoje qualquer miserável tem um carro".

A PERGUNTA É...
Como "Passione" (Globo) toda descobriu do dia para a noite o endereço da quitinete de Fred (Reynaldo Gianechinni)? (Keila JImenez)

Nenhum comentário: