quarta-feira, março 23, 2011

Fiscais da fazenda municipal ganham notebooks para agilizar serviços


Juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), o prefeito Newton Lima entregou 10 notebooks aos fiscais de tributos de Ilhéus. Um dos objetivos da iniciativa é facilitar o trabalho dos agentes, que estarão conectados em rede com os computadores da Secretaria da Fazenda de Ilhéus, visando combater com a evasão fiscal no município.
A entrega solene dos equipamentos foi na tarde desta terça-feira (22), no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo. Na oportunidade, o prefeito disse a partir de agora os agentes fiscais vão diminuir o uso excessivo de papel e realizar em tempo real o seu trabalho diário, visando otimizar a renda do município, assim como o desenvolvimento da cidade. Por sua vez, o secretário da Fazenda, Jorge Bahia, afirmou que outra prioridade deve ser o aparelhamento tecnológico da administração tributária e do sistema de tributos.
“É indispensável, portanto, realizar investimentos adicionais para garantir os recursos de informática à disposição do sistema de fiscalização. Nos últimos anos a prefeitura tem feito melhorias no sistema de informática da Divisão de Arrecadação Fazendária”. Segundo o diretor da Divisão de Arrecadação Fazendária, Adriano Sales, “a fiscalização deve ter, além disso, condições de garantir o cumprimento irrestrito da legislação tributária. A sua atuação deve ser isenta de qualquer conotação política. Ela não pode ser pressionada a poupar os setores com maior potencial de contribuição. As empresas de grande porte e pessoas fiscais de rendimento e patrimônio elevados, que devem ser selecionados para fins de fiscalização de acordo com critérios estritamente, tais como indícios concretos de evasão, sinais exteriores de riqueza e falta de correspondência entre o nível de atividade setorial e a arrecadação registrada”.

Nenhum comentário: