domingo, abril 03, 2011

Itabuna ocupa a 5ª posição em casos de violência sexual


Itabuna é a 5ª da Bahia em violência sexual e agressões domésticas, com o número de mulheres vítimas de estupro no sul da Bahia aumentando de 2009 para 2010, conforme boletim da Diretoria de Informação Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. No ano passado foram pelo menos 10 estupros em Itabuna contra dois notificados em 2009.
Outra fonte, a Polícia Civil, revela uma situação ainda mais crítica. De acordo com a estatistica da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, pelo menos 20 estupros foram registrados em Itabuna no ano passado, sendo oito somente em janeiro.
Mesmo sem tanta precisão quanto às ocorrências de estupro, os dados da Sesab mostram que, no geral, a violência doméstica e sexual cresceu entre um ano e outro, passando de 36 para 115 casos em 2010, atrás apenas de Salvador (2.058), Feira de Santana (563), Vitória da Conquista (516) e Jequié (124).
Mas, proporcionalmente, Itabuna não foi o município do sul da Bahia com a situação mais crítica. Pau Brasil, que tem 10.853 habitantes (segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE), notificou exatos 108 casos de violência doméstica e sexual no ano passado.
Somado, o número de casos de violência sexual e doméstica no sul da Bahia chegou a 315 e, além de Itabuna e Pau Brasil, foram notificadas ocorrências em Almadina, Arataca, Buerarema, Ibicaraí, Iguaí, Ilhéus e Una. Em todo o estado foram 3.832 notificações, com 210 mortes.
Feira de Santana foi o município baiano com o mais vítimas mortas pelos agressores, com 172 óbitos. Itabuna, Ilhéus, Pau Brasil, Amélia Rodrigues, Barra do Choça, Barreiras, Brejões, Eunápolis, Ipirá, Jequié, Salvador e Vitória da Conquista foram responsáveis pelas demais mortes.
Neste ano foram 12 mortes causadas pela violência física ou abuso sexual, sendo oito em Salvador, duas em Feira de Santana e duas em Jaguaquara. Já o número de ocorrências chega a 611, sendo 12 distribuídas entre os municípios de Itabuna, Pau Brasil, Itapé, Itajuípe e Ibicaraí.
Os municípios com o maior número de vítimas de violência sexual e agressões físicas são Salvador (com 395 casos), Vitória da Conquista (106), Feira de Santana (21), Planaltino (19) e Eunápolis (15). Mas o número de municípios com ocorrências pode ser ainda maior.
Os dados muitas vezes chegam com atraso ou as vítimas não denunciam por medo da reação do agressor. Entre 1º de janeiro e 18 de março foram notificados três casos de estupro na Bahia, nos municípios de Dias d'Ávila, Eunápolis, Vitória da Conquista.
O boletim online da Secretaria Estadual de Saúde traz informações detalhadas, como o local em que a vítima foi abusada/violentada, sofreu assédio, o sexo, se criança, jovem ou adulto.
O banco de dados do sistema é alimentado com informações dos hospitais, com Ministério Público Estadual, delegacias da Polícia Civil, centro de referência de assistência, secretarias municipais de saúde e o Programa Sentinela. Na foto, uma campanha do Governo de Minas Gerais.
http://www2.uol.com.br/aregiao/itab.htm

Nenhum comentário: