quarta-feira, junho 01, 2011

Que dia é hoje?


Feriado Municipal em Iporã do Oeste

Feriado Municipal em Iporã do Oeste - Santa Catarina - Brasil.

Veja o que mais se comemora hoje

Dia Mundial da Criança
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde elas ganham presentes, mas sim um data em que se pensa nas centenas de petizes que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações. Depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida, e as crianças dessas nações viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Por esse motivo, em 1946 um grupo de países da Organização das Nações Unidas (ONU) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Apesar da sua criação, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança, daí que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças do mundo. É assim que o dia foi comemorado, pela primeira vez, a 1 de Junho desse ano. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Dia Nacional da Itália
75% do território da Itália é montanhoso, destacando os Alpes, ao norte, que aliás tem renda per capita bem superior aos italianos do sul, Com cerca de 60 milhões de habitantes, sua capital, claro, é a incansável Roma.

FATOS HISTÓRICOS
1938 O Super-Homem, herói dos quadrinhos, foi lançado. A criação é do escritor Jerome Siegel e do desenhista Joseph Shuster

1806 França adota o calendário gregoriano. O calendário republicano, instaurado na França por Napoleão, é substituído pelo gregoriano. Este foi promulgado pelo Papa Gregório XIII para substituir, em 1582, o calendário juliano

1902 1902 - É fundada a cidade de Divinópolis, no estado de Minas Gerais.

1941 1941 - A batalha de Creta termina, com a ilha grega de Creta caindo frente aos alemães.

1943 1943 - Um avião civil que efectuava o percurso Lisboa - Londres é abatido pelos alemães, no decurso da Segunda Guerra Mundial, matando todos os passageiros, incluindo o actor Leslie Howard.

1944 1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas.

1967 O álbum dos Beatles, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, foi lançado para o mundo

1968 Morreu a americana Hellen Keler. Cega, surda e muda, ela revolucionou a educação de pessoas deficientes

1980 Morre Camilo Castelo Branco, escritor português

1984 Comícios a favor das eleições diretas tomaram Brasília depois da rejeição da emenda Dante de Oliveira

1990 Os Estados Unidos e a União Soviética assinaram o acordo que determinou o fim da produção de armas químicas

2001 2001 - O principe herdeiro Dipendra do Nepal assassina os pais e outros membros da família real nepalesa, tentando suicidar-se em seguida. Mesmo em estado de coma, é proclamado rei na cama do hospital.

ANIVERSARIANTES
Georg Muffat compositor barroco

1922 - Bibi Ferreira filha do ator Procópio Ferreira é uma das personalidades mais admiradas no meio artístico brasileiro. Atriz, cantora, produtora e diretora. Bibi não sabe ao certo o dia em que nasceu. Sua mãe teve dificuldades no parto e dizia que ela nascera em 1º de jun

1926 - Marilyn Monroe atriz e sex symbol americana.

1937 - Morgan Freeman ator.

1944 - Robert Powell ator inglês.

1947 - Ron Wood guitarrista ("Rolling Stones" e "Jeff Beck Group").

1948 - Ron Dennis ex-dirigente da McLaren.

1953 - Roseana Sarney política.

1959 - Martin Brundle ex-piloto inglês de F-1.

1960 - Yelena Mukhina ginasta da antiga União Soviética

1962 - José Arildo de Castilho político da cidade de Doutor Pedrinho, Santa Catarina, Brasil.

1964 - Wynonna Judd Atriz

1968 - Celso Portiolli apresentador.

1971 - Tony Sanneh futebolista norte-americano.

1974 - Alanis Morissette cantora canadense


1977 - Danielle Harris atriz estadunidense.

1977 - Isabella Fiorentino Modelo

1980 - Caio Blat ator brasileiro

1981 - Brandi Carlile cantora americana.

Nenhum comentário: