quarta-feira, novembro 09, 2011

Dilma anuncia programas para o SUS


A presidente Dilma Rousseff afirmou, ontem, em pronunciamento à nação que "a situação da saúde pública não está boa, e precisa melhorar". Em uma fala de nove minutos, divulgado em rede nacional, a presidente detalhou os programas Melhor em Casa e o SOS Emergências, ambos lançados na manhã de ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Oprograma Melhor em Casa, baseado na experiência norte-americana "home care", prevê atendimento domiciliar a pacientes que não precisam ficar internados – a intenção do governo é diminuir a demanda de atendimentos em hospitais.

A iniciativa, que já é encontrada em alguns pontos do país, permite que pessoas com doenças crônicas, em recuperação de cirurgias e idosos tenham atendimento em casa, o que reduz a necessidade e o tempo de internação. Pacientes de baixa renda que participem do programa e tenham equipamentos de uso contínuo em casa terão desconto da conta de luz.

Já o programa "SOS Emergência" tem como meta qualificar grandes hospitais de urgência e emergência no país. O ministério começa com 11 hospitais de referência e chegam a 40 até 2014. Cada um dos hospitais receberá anualmente R$ 3,6 milhões para ampliação e qualificação do atendimento. Há ainda uma verba adicional de até R$ 3 milhões por hospital para compra de equipamentos e reformas.

– Da parte do governo federal isso significa uma lição de humildade e de coragem. Humildade para reconhecer que a situação da saúde pública não está boa e precisa melhorar. Coragem porque estamos atraindo para nós a responsabilidade de liderar este processo. Não tenho medo de assumir esta tarefa, mas quero pedir a vocês compreensão e consciência do esforço que o Brasil tem feito e precisa fazer cada vez mais em favor da melhoria da saúde – disse a presidente.

A ideia da presidente é criar um novo padrão de qualidade no atendimento das pessoas que procuram as emergências da rede pública.

– Vamos começar este esforço por alguns dos hospitais que enfrentam mais dificuldades. Para isso, iremos trabalhar em parceria com os melhores hospitais privados do pais – completou a presidente.

Nenhum comentário: