domingo, novembro 06, 2011

Evento pré-conferência reúne 100 indígenas em Salvador


Cem indígenas de diversos estados brasileiros participam neste sábado e domingo de um encontro preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
A reunião é realizada com recursos da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do governo brasileiro. Eles vão definir propostas para a melhoria da segurança alimentar nutricional dos povos indígenas e garantia do direito humano à alimentação adequada.
Esse encontro preparatório é apoiado pelo Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Alto Rio Solimões (AM) e em Dourados (MS), programa que é realizado pelas Nações Unidas e pelo Governo Brasileiro, com financiamento do Fundo Espanhol para o Alcance dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).
O Programa Conjunto (PC SAN) está apoiando a organização técnica dessa etapa preparatória e facilitando a participação dos delegados indígenas. A ideia é fortalecer a segurança alimentar e nutricional e a garantia de direitos dos povos indígenas. "Reconhecemos a importância da realização de uma atividade desta natureza, inclusive, para a sustentabilidade das ações do Programa Conjunto", diz o Gerente de Saúde Familiar e Ciclo de Vida da OPAS/OMS no Brasil, Luis Codina.
No evento, serão pactuadas propostas para a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e construção do Sistema Nacional. “A participação indígena na Conferência Nacional é estratégica para fortalecer as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e garantir direitos para os povos indígenas”, destaca a coordenadora do Programa Conjunto, Cristina Albuquerque.

Serviço:
Encontro Preparatório de Delegados Indígenas
Dias: 5 e 6 de novembro (sábado e domingo)
Horário: das 8h às 18h30
Local: Hotel Fiesta, Salvador(BA)
Informações para a imprensa: (92) 3632-1829 ou 9261-0856 (Daniella Silva)

Nenhum comentário: