quinta-feira, novembro 24, 2011

Secretário de Governo de Ilhéus dialoga com lideranças tupinambás


O secretário de Governo e Ações Estratégicas da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, recebeu em audiência, quarta-feira (23), diversas lideranças indígenas tupinambás, da comunidade de Olivença e representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai). A reunião teve como finalidade ouvir as reivindicações da comunidade indígena e estabelecer um canal direto de comunicação entre o município, no sentido de solucionar problemas comuns.
Entre os assuntos tratados, os representantes da comunidade indígena e da Funai solicitaram que a Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, possa adotar todas as medidas necessárias para garantir a manutenção do posto de saúde e da Escola Indígena Municipal em Acuipe de Baixo. Os dois equipamentos foram construídos pela Prefeitura em terra indígena Tupinambá, e estão ameaçados de demolição pelo proprietário de um empreendimento que alega ser dono da área.
A comunidade indígena Tupinambá também solicitou à Prefeitura a celebração de parceria para a reativação do Centro Cultural Indígena de Olivença, que precisa de apoio para a realização de ações culturais proporcionando um atrativo a mais para turistas e comunidade regional. No local está implantado um Centro Digital de Cidadania Indígena (CDC) um centro de produção e comercialização de artesanato indígena.

Nenhum comentário: