terça-feira, janeiro 10, 2012

Chuvas matam 11 e deixam 15 soterrados na divisa MG-RJ

Pelo menos oito pessoas - seis adultos e duas crianças - morreram em consequência dos deslizamentos em Jamapará, distrito de Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense. O caso mais grave aconteceu na Rua dos Barros, na altura do Km 108 da BR-353, às 3h30m de ontem. Nove casas foram atingidas e 59 famílias ficaram desalojadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há 15 pessoas desaparecidas. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, que passou o dia no local, afirmou que a prioridade é encontrar os corpos. Além dessas, já haviam sido registradas outras duas mortes, elevando para dez o total de óbitos no estado em decorrência das chuvas. Segundo a Defesa Civil, o Estado do Rio já tem mais de 10 mil desalojados (pessoas fora de casa) e cerca de 2 mil desabrigados.
Três retroescavadeiras passaram o dia retirando lama da Rua dos Barros. Segundo os Bombeiros, no entanto, o trabalho foi retardado pela grande quantidade de rochas misturadas à terra que desceu do barranco. De acordo com Simões, uma outra retroescavadeira deve chegar ao local hoje para ajudar a quebrar as pedras maiores. Cerca de 30 bombeiros dos destacamentos de Carmo, Teresópolis, Três Rios e Itaipava passaram o dia em busca de corpos.
Entre os mortos de Jamapará foram identificados Luiz Carlos Nassifi, de 40 anos, e sua neta, Ana Maria Costa Bela Nassifi, de 3 anos; o casal Sérgio "Batatinha" e Solange, e seu filho Tiago Carvalho, de 18 anos; Rosiani Gomes Bastos, de 23 anos, e o filho Josiel, de 3, todos num mesmo deslizamento. Em outro ponto da cidade, morreu um homem de 45 anos, identificado apenas como Francisco. A Defesa Civil afirmou ainda que uma família de cinco pessoas que estava dentro de um Fusca pode ter morrido. Segundo testemunhas, o grupo teria ido para o carro com medo de que sua casa desabasse, mas o imóvel permaneceu de pé e o veículo teria sido soterrado.

Nenhum comentário: