segunda-feira, janeiro 02, 2012

E agora, lá vêm as contas

A primeira segunda-feira do ano, a dor de cabeça para os brasileiros não é só pela ressaca do Réveillon. O ano de 2012 chegou e com ele vieram os compromissos financeiros que, na opinião de muitos chefes de família, poderiam ter ficado no ano que passou. Matrícula e material escolar, IPTU, IPVA, faturas de cartão de crédito dos presentes de Natal, além das contas habituais de todo mês, cobram uma preparação a mais no orçamento familiar de janeiro. Na Bahia, a boa notícia é que o do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá redução média de 3,2% e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador não sofrerá aumento no valor real este ano.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), os contribuintes baianos pagarão menos para licenciar seus veículos este ano. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo de acordo com os cálculos realizados pela Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 2012, a desvalorização dos automóveis usados, que servem de base para o cálculo do imposto, contribuiu para a diminuição.
Os cálculos apontam que os automóveis apresentaram uma redução um pouco maior, de 3,42%, e também as motos, com 5,11%. Já caminhões pagam menos 2% e ônibus e micro-ônibus tiveram queda média de 2,76%. Nos utilitários, o IPVA teve queda de 2,60%.

Nenhum comentário: