quinta-feira, fevereiro 09, 2012

TCE aponta desperdício em estradas

Ao esquadrinhar 2 mil quilômetros de rodovias gaúchas que deveriam ser contempladas pelo programa O Estado na Estrada, auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) depararam com um cenário alarmante. Pelo menos 197 quilômetros recém recapeados apresentaram condições "inaceitáveis" e R$ 83 milhões teriam sido desperdiçados em obras malfeitas ou inexistentes.
Com base no relatório da inspeção, que ainda não foi divulgado, o órgão emitiu ontem uma cautelar determinando que a atual administração do Daer corrija as falhas do projeto, iniciado em 2009, na gestão Yeda Crusius, com a pretensão de atingir um terço da malha estadual.
Entre julho e setembro, após analisar toda a documentação do programa, incluindo os detalhes das licitações, técnicos formados em engenharia civil percorreram o Estado com a missão de examinar a situação de perto. A intenção era verificar se as intervenções planejadas haviam sido concretizadas e em que condições estava o asfalto reabilitado. Foram feitas 4,5 mil fotografias e preenchidas 500 planilhas com descrições pormenorizadas.

Nenhum comentário: