terça-feira, maio 09, 2017

Bancos são campeões de queixas em ações judiciais no Brasil


Os brasileiros estão procurando mais o Judiciário para reclamar de serviços bancários. Estudo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça mostrou que, entre 2014 e 2016, houve um aumento de 10 pontos percentuais no número de processos envolvendo bancos. As reclamações contra instituições financeiras somaram 39% do total de ações apresentadas no ano passado no campo do direito do consumidor. De acordo com os dados do CNJ, o setor bancário foi o campeão de queixas levadas à Justiça. O país tem 173 bancos, de acordo com os números mais recentes da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).No ranking de queixas, depois dos bancos, aparecem as empresas de telefonia, com 18% dos processos, e as prestadoras de plano de saúde, com 8% do total de ações. Segundo o levantamento, o problema que mais originou ações em 2016 foi a responsabilização do fornecedor.A indenização por dano moral foi o item mais pedido nestas causas, com 67% dos pedidos. De acordo com números do CNJ, as ações de defesa do consumidor representaram 13% do total submetido à Justiça em 2016.(Com informações da assessoria do CNJ).

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