segunda-feira, agosto 07, 2017

Prefeito de SC vem conhecer projeto de fomento a apicultura

O prefeito Lírio Dagorte, de Xaxim – cidade catarinense que é referência na produção de mel -, visitará Itabuna no próximo dia 15 para conhecer o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas”, que está sendo elaborado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, e também conhecer o projeto da Ceplac “Abelha Rainha”, que foi pauta de reportagem recente na Rede Globo. Ele será recepcionado pelo prefeito Fernando Gomes e pelos pesquisadores Edinei Magalhães e René Raul Vale (Chefe do Centro de Pesquisas do Cacau - Cepec), durante um café da manhã na Ceplac.
O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, frisa que Itabuna “sempre se destacou como polo centralizador das atividades regionais, e com base neste potencial que pretendemos explorá-lo ainda mais”. O diretor de Agricultura, Erlon Botelho, da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, explica que o prefeito Lírio Dagorte reconheceu a importância dos projetos e pretende aqui conhecer novas tecnologias para levar para Xaxim. “O projeto chamou a atenção das autoridades que já trabalham no município catarinense com a produção de mel. Eles querem conhecer na Ceplac tecnologias de melhoramento de produção de abelhas, pois reconhecem que o Estado da Bahia é o maior produtor de mel do país”, informa. E acrescenta lembrando que aliado ao projeto da Ceplac que já é sucesso - “Abelha Rainha” -, a Prefeitura de Itabuna está implementando o projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas” com a proposta do município produzir fomento para a cadeia produtiva da apicultura que abrange as regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. E esclarece que a ideia é atrair investimentos para Itabuna, empresas que produzem equipamentos utilizados na cadeia produtiva do mel. “Considerada o tripé da sustentabilidade, a Apicultura atrai benefícios econômicos, sociais e ambientais nas áreas onde é explorada, e por esse motivo acreditamos que essa iniciativa irá gerar um impacto significativo no PIB de Itabuna”, pontua Erlon Botelho, lembrando que a Ceplac terá um papel importante neste trabalho por ser uma referência na área de pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos pequenos produtores.

Um comentário:

Anônimo disse...

RBN. A cidade de ITABUNA no período de 4 anos e meio ou seja de 2014 ATÉ 7 de agosto de 2017, registrou 511 HOMICIDIOS. 80 desses só este ano. A maior cidade do Sul da Bahia e que tem o maior PIB da região, vive há anos o reflexo da guerra das facções; RAIO A e DMP que disputam o controle do tráfico de drogas. Dessas 511 vítimas, vale lembrar de várias vítimas de bem que morreram neste período sem a prisão dos envolvidos: JANEIRO de 2014 criança morta no bairro MONTE CRISTO. ABRIL de 2014 adolescente morto em assalto no bairro SANTO ANTÔNIO. JANEIRO de 2015 funcionário de empresa morto e queimado na VILA de MUTUNS. ABRIL de 2015 moto taxista morto no bairro de FÁTIMA. AGOSTO de 2015 idoso morto no bairro NOVO HORIZONTE. OUTUBRO de 2015 jovem morto na VILA de ITAMARACA, e evangélico morto no bairro ANTIQUE. NOVEMBRO de 2015 cantor morto no bairro SÃO LOURENÇO as margens da BR 101. DEZEMBRO de 2015 jovem morto no bairro NOVO HORIZONTE e taxista morto em assalto no bairro SÃO PEDRO. MARÇO de 2016 jovem morto em assalto no bairro JARDIM GRAPIUNA. ABRIL de 2016 homem morto em assalto no bairro NOVO SÃO CAETANO e taxista morto no bairro SANTA INÊS. SETEMBRO de 2016 jovem morto por engano no bairro CALIFÓRNIA, homem morto no CENTRO da CIDADE. OUTUBRO de 2016 jovem morto no bairro DANIEL GOMES. NOVEMBRO de 2016 criança de 11 anos no bairro NOVO HORIZONTE, dois jovens nos bairros NOVO SÃO CAETANO E SÃO CAETANO. DEZEMBRO de 2016 moto taxista morto em assalto no bairro SANTO ANTÔNIO. MARÇO de 2017 tatuador morto em boate no bairro SÃO JUDAS, professor morto no bairro SÃO CAETANO, idosa morta bala perdida no bairro CALIFÓRNIA, homem morto bala perdida no bairro MARIA PINHEIRO. ABRIL DE 2017 Trabalhador rural morto em assalto na BR 101, açougueiro morto no bairro PEDRO JERÔNIMO. JUNHO de 2017 homem morto em casa no bairro SARINHA. JULHO de 2017 criança morta no bairro GOGO da EMA. AGOSTO de 2017 travesti morto no bairro ODILON. Vivemos reféns cada dia mais da criminalidade, que faz com que a nossa cidade seja segundo o mapa da violência a 13 ° Cidade Mais Violenta do Brasil e a 2 ° Mais Violenta para jovens, precisamos da um basta nisso tudo, são dados alarmantes. Se for possível divulgue esses dados para mostrar a situação de abandono que enfrentamos por parte dos poderes públicos