domingo, junho 24, 2018

Teleconsulta soluciona 62% dos casos e reduz fila do SUS

Teleconsultorias têm sido usadas como forma de aumentar a efetividade da atenção primária à saúde e reduzir as longas filas de espera por especialistas no SUS. O serviço é oferecido por um programa ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com apoio do governo gaúcho e subsidiado pelo Ministério da Saúde. Em cinco anos, o TelessaúdeRS fez mais de 90 mil consultorias por telefone de médicos de todo o país com índice de resolução de 62%. Ou seja, 6 em cada 10 casos clínicos atendidos no programa são resolvidos no posto de saúde, sem necessidade de encaminhamentos a especialistas. Médicos, dentistas, pessoal da enfermagem e demais profissionais na ponta do SUS podem usá-lo em dias úteis no horário comercial. A ligação para 0800-644-6543 é gratuita. A sala de teleatendimentos, na região central de Porto Alegre, lembra uma central de telemarketing. Há 53 profissionais —médicos de 15 especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. O programa também regula a lista de espera por especialistas no interior gaúcho e obteve redução de 47% da fila —de 170 mil para 90 mil pessoas. Há déficit de 3.000 a 5.000 consultas por mês. A partir de julho o serviço de regulação da fila será replicado em cinco capitais (Porto Alegre, Rio, Manaus, Maceió e Brasília). O lançamento ocorre nesta quinta-feira (28). Juntas, essas cidades têm filas de mais de 500 mil pessoas em 14 especialidades, entre elas neurologia, endocrinologia e cardiologia.

Nenhum comentário: