sexta-feira, janeiro 11, 2019

FICC promove os 40 anos da Lavagem do Beco do Fuxico

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) volta a promover uma das festas populares mais tradicionais de Itabuna: a Lavagem do Beco do Fuxico, que comemora em 2019 quarenta anos de sua realização. Este ano será prestada uma homenagem a um dos foliões mais ilustres de Itabuna, Nilton Ramos, o popular Nilton Jega Prêta, que é um dos fundadores do bloco Casados I... Responsáveis. A suspensão do carnaval já anunciada pelo prefeito Fernando Gomes, que apontou a crise financeira como o principal obstáculo à sua realização fez com que a FICC direcionasse suas ações para a Lavagem do Beco, vez que o evento já está incluído no calendário cultural do município.
Segundo o presidente da FICC, Daniel Leão, já estão sendo providenciadas medidas para que toda a estrutura esteja montada para o evento que será realizado no próximo dia 23 de fevereiro. Indicado para a coordenação da Lavagem do Beco, o diretor do Departamento de Turismo da FICC, Ari Rodrigues está agilizando uma série de reuniões com representantes de blocos carnavalescos tradicionais a exemplo do Mendigos de Gravata, Casados I...Responsáveis, Hora Extra, Maria Rosa, Os Dez...Casados, etc. “Além disso teremos os blocos afros que são as principais atrações da festa, responsáveis pela Lavagem do Beco e o banho de cheiro, seguido do tradicional banho nos foliões através do carro-pipa conduzido pelo prefeito Fernando Gomes”, ressaltou Ary. A segurança terá uma atenção especial segundo o titular do Turismo, com a montagem de uma central de policia próximo ao circuito da festa onde estarão concentrados Policias Civil, Militar, GCM, Bombeiros e uma área destinada ao Samu 192. O evento conta com o apoio da Sesttran e da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ficc não faz nada quem faz são os blocos , so faz atrapalhar e ficar bêbado mexendo com a mulher dos outros como ele faz no gabinete o dia todo . não paga a ninguém toquei e não recebi do carnaval os únicos que recebem são alguns prestadores de serviço dele la pois repassam dinheiro de volta pra ele .