quarta-feira, março 27, 2019

Prefeito reavalia estudos para possível concessão da Emasa

O prefeito Fernando Gomes recebeu, na tarde da última terça (26), representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que reapresentaram estudo técnico com vistas a uma possível concessão dos serviços de água e esgoto de Itabuna. No mês passado a equipe técnica da fundação já tinha apresentado o diagnóstico do sistema operacional da Emasa, mas o prefeito pediu alterações em alguns dos itens, a exemplo da inclusão da taxa social que isenta famílias de baixa renda a pagar contas de água. No encontro que contou com a presença do presidente da Emasa, Jader Guedes, do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), João Zulato, além de diretores técnicos do município e da fundação, o prefeito lembrou a necessidade de melhorar a captação de água no município, bem como o serviço de saneamento básico em toda a cidade. Segundo o prefeito, o município não tem capacidade financeira para investimentos em projetos dessa natureza, dai a necessidade de uma possível concessão da empresa.
Fernando Gomes disse que Itabuna, com uma população superior a 200 mil habitantes, enfrenta sérios problemas no sistema de água e esgoto, sem contar com o a questão da poluição do Rio Cachoeira. “Precisamos mudar a tubulação de água e de esgoto que é muito antiga e, principalmente, tirar o esgoto e salvar nosso rio Cachoeira”, disse o prefeito, acrescentando que a concessionária se encarregará de solucionar tais questões, porque estará apta a fazer investimentos nesse sentido. O presidente da Emasa, Jader Guedes, confirmou o que todo mundo já sabe: que o município não tem condições financeiras para limpar o rio, tratar o esgoto em 100% e ampliar a oferta de água para atender satisfatoriamente toda a população de Itabuna. A coordenadora de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, Rosane Coelho da Costa, junto com outros três técnicos da FGV, mostrou, por meio de gráfico, o estudo feito pela fundação já com as alterações. A coordenadora disse que a proposta é universalizar o sistema de água e esgoto em Itabuna, incluindo a preservação do manancial existente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse prefeito tá doido pra vender a emasa pra colocar mais dinheiro no bolso. Espero que esses vereadores não deixe um patrimônio do povo de Itabuna se entregue pra uma empresa privada. Porque as contas vão aumentar com certeza.

Unknown disse...

Vd a emasa e de Itabuna não é de fernando