sábado, dezembro 26, 2020

'Não dou bola pra isso', diz Bolsonaro sobre Brasil ficar para trás

Em mais uma manifestação que põe em xeque a vacinação contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (26), que não se sente pressionado e "não dá bola" para o fato de outros países já terem começado a imunizar suas populações. A declaração ocorreu depois de ele lembrar que já assinou uma medida provisória liberando R$ 20 bilhões para a compra de vacinas e alfinetar governadores, sem citar nenhum deles nominalmente, que cobram celeridade na aprovação dos imunizantes. — Entre eu e a vacina tem uma tal de Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que eu respeito, e alguns não querem respeitar, é só isso — declarou Bolsonaro, durante passeio por Brasília nesta manhã. O presidente reforçou o argumento que vem utilizando de que nem as próprias fabricantes dos imunizantes não se responsabilizam por eventuais efeitos colaterais dos produtos. O país já soma mais de 190,5 mil mortes pela Covid-19 e diversos estados registram alta de casos. — Ninguém me pressiona pra nada, eu não dou bola pra isso. É razão, razoabilidade, é responsabilidade com o povo, você não pode aplicar qualquer coisa no povo — comentou. Bolsonaro repetiu na sequência que tudo o que viu "até agora em vacina que poderão ser disponíveis tem uma cláusula que eles não se responsabilizam por qualquer efeito colateral". Ao ser indagado se estava se referindo ao caso da vacina da Pfizer/BioNTech, como já havia externado nos últimos dias, o presidente respondeu que falava sobre "todas elas". O Brasil não aprovou nenhuma vacina até o momento. Nenhuma fabricante solicitou pedido de registro emergencial ou definitivo à Anvisa. No mundo, países como Reino Unido, Estados Unidos, México, Costa Rica e Chile foram mais ágeis nas negociações e parcerias e já deram início à vacinação contra a Covid-19. Segundo o site Our World in Data, que acompanha a imunização contra a Covid-19 a nível global através de diferentes fontes oficiais, mais de 3,8 milhões de pessoas já foram vacinadas com diferentes fórmulas contra o Sars-CoV-2 no mundo. À exceção de casos isolados, não há até o momento registro de efeitos adversos em escala expressiva. A segurança das vacinas é atestada na terceira e última fase dos ensaios clínicos e os resultados são analisados pelas reguladoras de saúde, mesmo nos casos em que a aprovação é concedida no modelo emergencial.

10 comentários:

Anônimo disse...

Em partes Bozo tá certo mesmo, depois se da merda todos vão falar dele, fala muita asneira, mas isso ele tá certo, se liberar uma vacina sem aval da ANVISA então acaba com o órgão, pois não fará sentido.

Anônimo disse...

Então, pelo seu comentário, Bolsonaro está certo e o mundo todo tá errado. Igual a Cloroquina, até hoje defendida por Bolsonaro. Nenhum país do mundo utiliza o remédio da Malária para a Covid, por não ter eficácia. Mas o Dr. Bolsonaro, também conhecido como Capitão Covid, vice campeão de mortes no mundo, garante que o remédio é bom. Faça-me um favor!

Anônimo disse...

Cara bota a cabeça pra funcionar, você viu algum outro país da América do Sul tirando o Chile a começar vacinação? Você viu Espanha, Itália, Bélgica, Holanda e entre outros de primeiro mundo? O povo infelizmente desrespeita as recomendações, e conheço milhares que não são eleitores do Bozo que fazem putaria na rua e em casas clandestinas, e outra você não acha estranho que todos os rivais de Bolsonaro que pegaram a doença apareceram curados com seis dias?

Anônimo disse...

E ví EUA (1º mundo com 300 milhões de habitantes) vacinando. E mais, anote ai pra não perder o prumo: China, Reino Unido, Chile, Argentina, Canadá, Suiça, Israel, Arábia Saudita, Sérvia, Rússia, México, Costa Roca, Hungria, Emirados Árabes, Eslováquia. Mais de 3 milhões e 800 mil já se vacinaram. Ninguém morreu. E você ainda acha que Bolsonaro está certo e o mundo todo tá errado?

Anônimo disse...

Eu não estou dizendo que Bolsonaro está certo, principalmente que ele não é cientista e nem médico, mas estou vendo hipocrisia pra caramba, não de sua parte mas de muitos jornalistas da TV e políticos, liberaram o brega em setembro e quando Bozo falou pros jovens irem trabalhar e os idosos ficarem em casa viraram bicho no mês de março, agora querem da de salvador da pátria, a mim nenhum deles engana, e outra esses que você citou eu já tenho conhecimento, desses EUA foi o único que sofreu bastante com a doença Chinesa, infelizmente, mas a Anvisa tem que liberar, Itália e Espanha sofreram demais e ainda não anunciaram início da vacina por lá. Eu qquero me vacinar quero bater o baba com os amigos e fazer festa, temos direito a isso.

Anônimo disse...

Eu não estou dizendo que Bolsonaro está certo, principalmente que ele não é cientista e nem médico, mas estou vendo hipocrisia pra caramba, não de sua parte mas de muitos jornalistas da TV e políticos, liberaram o brega em setembro e quando Bozo falou pros jovens irem trabalhar e os idosos ficarem em casa viraram bicho no mês de março, agora querem da de salvador da pátria, a mim nenhum deles engana, e outra esses que você citou eu já tenho conhecimento, desses EUA foi o único que sofreu bastante com a doença Chinesa, infelizmente, mas a Anvisa tem que liberar, Itália e Espanha sofreram demais e ainda não anunciaram início da vacina por lá. Eu qquero me vacinar quero bater o baba com os amigos e fazer festa, temos direito a isso.

Anônimo disse...

Você é bom de debate. Vamos lá: Os jovens vão trabalhar (beleza) e os idosos ficam em casa. Mas se os jovens voltam pra casa, depois do trabalho, vão encontrar quem? as pessoas do grupo de risco, que vão se infectar e até morrer. Então, o distanciamento e o isolamento são necessários. Você conhece alguma família que fez isso? Os jovens vão trabalhar, mas não voltam pra casa onde estão os idosos?. EUA sofrem muito com a doença. Chegaram a registrar, na semana passada, 3 mil mortes por dia. Por que? Porque Trump-presidente, negacionista como Bolsonaro, incentivou os estadunidenses a não colocarem máscara, se aglomerar, enfim, fazer tudo contrário as normas sanitárias (vide as eleições de lá). Já imaginou aqui no Brasil, se não houvesse a intervenção do STF? Bolsonaro comandando a massa? Todo mundo sem máscara e aglomeração (como ele faz até hoje), sem distanciamento, higienização, etc, com população menor (200 milhões contra 300 dos States), já teríamos mais de 500 mil mortes. Mas é isso, sem vacina estaremos fadados a esta carnificina até março. O Brasil n~´ao comprou nenhum vacina e os laboratórios não tem para entregar agora. O mundo todo tá comprando, a demanda é muito grande e ficamos para trás mesmo. A nível federal, porque SP começa a vacinar dia 25. E pode apostar, Bolsonaro vai ser lembrado pela má atuação no comabte a pandemia. E esta história da vacina fede...

Anônimo disse...

Obrigado, você também é bom de debate e mesmo divergindo não nos ofendemos, se todos fossem assim, o Brasil caminharia bem civilizadamente, mas voltando o assunto, tá tudo errado no país, Bolsonaro é desvairado, os prefeitos e governadores em sua maioria agiram e agem como ditadores, roubaram pra caramba a verba do civid, também podem ser enquadrados como genocidas, pois fecharam hospitais de campanha pra da ilusão de fim da doença pra população e votar, então eles são o sujo falando do mau lavado, você viu algum político reclamando de falta de verba? Nenhum meu amigo, todos com o bolso e cuecas cheias, tudo ladrão, e outra, brasileiro é teimoso infelizmente, 98% já teve em aglomeração de alguma festa durante a doença, até em agosto e agora em dezembro, não me orgulho, mas ainda sim estava de máscara, mas fiz errado, e tinha idoso pra caramba, a maioria dos idosos estão na rua pelo menos em Itabuna, então falarmos de Bozo que ele é culpado infelizmente pelas mortes da doença eu não concordo, acho que ele tinha que ser menos frio, aí sim compactuo do mesmo pensamento seu.

Anônimo disse...

#FECHADO COM BOLSONARO E NÃO VOU TOMAR ESSA VACINA.

Anônimo disse...

Maravilha, espero que todos os bolsonaristas não tomem vacina, assim acontecerá menos aglomeração. Tenham coerência e sejam irredutíveis que a seleção natural atuarão sobre vocês e teremos um 2021 mais tranquilo com menos intolerância e violência.