segunda-feira, abril 05, 2021

Uma em cada 3 TVs ligadas no Brasil fica na Globo 24h por dia

Dados consolidados de audiência da Kantar Ibope Media, obtidos pela coluna de Ricardo Feltrin (Uol), mostram que quase 35% das TVs ligadas do país sintonizam a TV Globo 24 horas por dia. Os dados são referentes ao mês de fevereiro. Esse índice (34,6% para ser exato) é o chamado "share" —uma medição tão ou até mais importante que os famosos pontos de ibope, já que ela não sofre reajuste anualmente (o valor do ponto de ibope é "ajustado" anualmente de acordo com as mudanças nos dados demográficos do Brasil). "Share" é a participação de cada TV, em porcentagem, no universo de aparelhos ligados. Para não causar confusão: não significa que as mesmas TVs ficam ligadas na Globo 24 horas, e sim que, no universo de TVs ligadas, a emissora acaba sendo vista por cerca de 35% dos aparelhos o tempo todo —manhã, tarde, noite e madrugada. Para dar uma ideia da liderança, o "share" da Globo sozinha é maior que o de todas as outras TVs abertas somadas —inclusive as ex-TVs UHF (agora são todas digitais). A vice-líder Record fechou o mês passado com 11,5% de "share", e o SBT, com 10,1%. Além da enorme distância que a Globo mantém na TV aberta, ela também é líder longínqua e inconteste na TV por assinatura. Dos 10 canais pagos mais vistos na TV paga, cinco são da Globo (GloboNews, Viva, SporTV, Viva e Universal (ela tem 50% dele). Além disso, o Globoplay também é líder isolado entre os incipientes serviços de streaming brasileiros. O "share" da Globo é o maior de todos os tempos ? Não, ele vem caindo ano após ano, sim, mas as outras TVs, mais ainda. Cinco anos atrás, por exemplo, ele era de 37% nas 24 horas. A medição foi feita nas 15 maiores regiões metropolitanas do país pela Kantar Ibope. A coluna obteve os números junto a fontes nas emissoras. Já a audiência de todas as TVs abertas caiu no Brasil, após um ano de pandemia. Em março de 2021, SBT e RedeTV foram as emissoras que mais perderam público ("share"): ambas caíram -21%. Ou seja, perderam 1 em cada 5 telespectadores. A Band também teve uma queda expressiva: -12% de share. A Record, mesmo com a novela "Gênesis" indo bem de audiência, perdeu 6% do público. Já a TV Globo, a despeito do sucesso de "BBB21", perdeu 4%. Veja abaixo o comparativo dessas emissoras em share 2020/2021) Média 24h, nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. 
Globo: 36,2% / 34,8% 
Record: 12,1 / 11,4% 
SBT: 12,4% / 9,8% 
Band: 3,3% / 2,9% 
RedeTV: 0,6% / 0,5%.

Nenhum comentário: