sábado, setembro 04, 2021

Anvisa interdita uso de 12 milhões de Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou, neste sábado (4), um lote de mais de 12 milhões de doses da vacina Coronavac. A medida cautelar se deve ao fato de os lotes, que haviam sido enviados ao governo federal, terem sido envasados em um laboratório não autorizado pelo órgão brasileiro. O problema foi constatado pelo Butantan, responsável pela distribuição do produto em território nacional, e comunicado na noite desta sexta-feira à agência reguladora. Em nota, a Anvisa informou que todos os imunizantes utilizados no país devem atender aos critérios estabelecidos pela Anvisa, sob risco de comprometimento da eficácia e segurança das doses. As 12,1 milhões de doses da CoronaVac foram encaminhadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI), porém, ainda não se sabe quantas foram utilizadas. O Ministério da Saúde publicou uma nota, pedindo a estados que suspendam a distribuição de lotes com doses da vacina Coronavac que foram envasadas no laboratório não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso os lotes já tenham sido distribuídos, os municípios devem ser avisados pelos governos estaduais para que as doses naõ sejam aplicadas. O Instituto Butantan declarou que a medida da Anvisa não deve causar “alarmismo”. Em nota, o órgão afirma que seus técnicos identificaram e, “por compromisso com a transparência e por extrema precaução”, comunicaram à agência que os lotes, enviados ao governo federal, foram envasados em laboratório não autorizado pelo órgão brasileiro. No texto, o Butantan frisa que o aviso foi feito após atestar a qualidade das doses recebidas. “Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, diz a nota. O instituto informou também que encaminhou à Anvisa, há 15 dias, toda a documentação necessária para a certificação do processo de produção em que foram feitas essas doses. “Por isso, tem convicção que ela (a certificação) será concedida em breve. Caso necessário, (o Butantan) pode complementar a solicitação com mais dados, inclusive da Sinovac, caso a agência julgue necessário”, completa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso nunca foi vacina,pessoas estão morrendo mesmo imunizada com essa vachina,ponto pra calça apertada.

Anônimo disse...

A mãe de Bolsonaro, com 94 anos, já tomou as duas doses de Coronavac e está vivinha pra contar sua história. Eu tomei as duas doses da Corona e, Graças a Deus me sinto protegido. Quem não se vacina e morre, infelizmente, vai servir de propaganda, porque certamente alguém vai dizer: "se tivesse tomdo a vacina estaria vivo"

Anônimo disse...

Já o ator da globo TARCÍSIO não teve a mesma sorte sabe se lá o que aconteceu,e a mãe do presidente não tomou vachina não pesquise fizeram adulteração no cartão de vacina dela foi até materia nacional.

Anônimo disse...

É gado, mesmo. Nenhuma vacina é 100% segura. Até quem tomou vacina da gripe já morreu gripado. A mãe de Bozo foi vacinada com a Coronavac sim como grande parte dos brasileiros. Ela mesmo falou deixando o presidente cm cara de tacho. A velhinha tem mais juízo que você. Ela com 94 anos pode viver muito mais e vc é um sério candidato ao Campo Santo, por antecipação. E quem vai sofrer com a perda são seus familiares porque vc já não estará mais aqui.

Anônimo disse...

Concerteza vc vai primeiro,vc crer em vacina e eu creio em jesus cristo e se eu morrer estarei com ele.

Anônimo disse...

Negacinista, Deus deu inteligência ao homem para descobrir a vacina. Ou você não tomou uma das 13 vacinas: 1) BCG; 2) Hepatite B; 3) Hepatite A; 4) Penta/DTP; 5) VIP/VOP; 6) Pneumocócica 10-valente; 7) Rotavírus; 8) Meningocócica C; 9) Febre Amarela; 10) Tríplice Viral; 11) Tetra Viral; 12) Influenza; 13) HPV. Lembrou agora, maluco? E a vacina contra covid você vai ter que tomar, caso cntrário, vai ficar isolado em casa, para o bem comum: não infectar seu próximo. E, se você ama sua família, se vacine, eles não merecem e não pediram para adoecer. Se quiser se infectar, vá morar sozinho, ou será responsabilizado pel crime.

Anônimo disse...

Qual crime irmão?

Anônimo disse...

Corona china o engano da história mais tudo bem.