segunda-feira, novembro 28, 2022

Veja o calendário de vacinação essa semana em Itabuna

Para a vacinação de adultos e idosos contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade. Já para vacinação de adultos com idade a partir de 18 anos com comorbidade, também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de comorbidades que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses. São consideradas comorbidades: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS. E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de Prednisona ou equivalente por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas. A vacinação de adultos e idosos acontece da segunda à sexta das 8 as 11 e das 13 às 16h. A partir de terça a sexta, as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.  A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Da terça à sexta-feira, crianças e adolescentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em todas Unidades de Saúde das 8 as 11 e das 13h às 16h. Crianças de 5 a 11 anos recebem a primeira ou segunda dose. Já os adolescentes de 12 a 17 anos poderão ser imunizados com a primeira, segunda ou terceira dose conforme seu esquema vacinal. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores. As crianças devem estar acompanhadas dos seus responsáveis. 

VACINAÇÃO DE ROTINA 
Da segunda a sexta-feira em todas Unidades Básicas também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (crianças, adolescentes, adultos e idosos). É importante lembrar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

AÇÃO DA REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO COVID INFANTIL
Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades já poderão receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica/Baby contra a Covid-19. A ação será nesta terça-feira, dia 29, na Rede de Frio (em anexo ao antigo SESP), das 10hl às 14h. Além disso, na ação, também será aplicada a vacina Coronavac que já foi reabastecida no município. Crianças de 3 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias poderão receber a primeira ou segunda dose da vacina. A documentação necessária é a Certidão de nascimento, CPF e cartão de vacinação da criança. 

CADASTRAMENTO DE CRIANÇAS PARA A VACINA CORONAVAC 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio solicita que pais e responsáveis de crianças de 3 e 4 anos (11 meses e 29 dias) que estão com esquema incompleto da Coronavac dirijam-se à Rede de Frio ou enviem correio eletrônico (e-mail) para cadastramento. O município recebeu um pequeno quantitativo de Coronavac. Serão priorizadas crianças que estão em maior atraso para completar o esquema vacinal. Posteriormente, conforme o município receba mais doses, serão convocadas as crianças por ondem de atraso. A Rede de Frio está localizada em anexo à UBS José Maria de Magalhães Neto (Centro). Já o email para envio dos dados o correio eletrônico é: rfitabuna@gmail.com, no qual deve constar o nome completo da criança, idade, bairro, posto de saúde assistido, cartão de vacina, nome dos pais ou responsáveis e telefone de contato.

AÇÃO DA REDE DE FRIO PARA VACINAÇÃO DE ADULTOS
Na quinta-feira,  dia 1°, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde também realizará ação especial para vacinação de adultos e idosos contra o Covid-19. Serão imunizados adultos maiores de 18 anos sem comorbidade com a primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o Covid-19. Já para vacinação de adultos com idade a partir de 18 anos com comorbidade, também poderá ser aplicada a quinta dose. São consideradas comorbidades: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS. E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose esta prevista para portadores de comorbidades que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses. A documentação necessária é o RG, CPF e cartão de vacina com registros anteriores.

Nenhum comentário: