FALE CONOSCO
26 março 2025
Indígenas protestam na BR-101 por liberação de presos e portarias de demarcação
Um grupo de indígenas voltou a fechar a BR-101, na altura do km 792, no município de Itamaraju, nesta quarta-feira (26). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a previsão é que o bloqueio termine no fim da tarde.
No protesto, que começou por volta das 11h, na entrada do Parque Nacional do Monte Pascoal, eles pedem a liberação dos pataxós presos na semana passada, na Operação Pacificar, realizada pela polícia baiana.
Conforme a polícia, os indígenas são suspeitos de invadir fazendas sob o protesto de “retomadas” de territórios ancestrais.
Fazendeiros denunciam que supostos indígenas armados invadiram dezenas de propriedades, roubaram a produção agrícola e expulsaram moradores.
Já o Conselho de Caciques do Território Indígena Barra Velha, que está à frente do movimento, afirma que as ocupações são legítimas, pois as áreas são reivindicadas há mais de 40 anos.
Os indígenas, que já haviam fechado o mesmo trecho da rodovia na sexta-feira passada, também cobram do governo federal celeridade na demarcação das terras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário