domingo, março 15, 2009
CLIPPING MANHÃ: Pequim quer criar "CNN chinesa"
O governo chinês quer lançar até o final deste ano um canal de televisão com 24 horas de notícias para apresentar "a voz chinesa ao mundo".
Tratada como segredo de Estado, a chamada "CNN chinesa" faz parte de um plano de US$ 7 bilhões que prevê, além do canal, o dobro de escritórios internacionais para a agência estatal Xinhua (chegará a 200) e um novo diário em inglês.
Nas últimas três semanas, jornais americanos têm publicado anúncios da futura "CNN chinesa" buscando candidatos a vagas. "Inglês nativo, habilidade de repórter, boa saúde, disponibilidade para viajar muito e trabalhar longas jornadas, salário competitivo", diz um dos anúncios.
Estima-se que pelo menos cem jornalistas americanos, britânicos e australianos participem da empreitada, principalmente frente às câmeras, junto a jornalistas chineses que tenham vivido muitos anos no exterior.
O projeto bilionário faz parte de uma política do presidente chinês, Hu Jintao, que disse há dois anos que "a voz da China deve ser mais bem ouvida em assuntos internacionais". A rede estatal CCTV lançou em 2008 canais em espanhol e francês e lançará no segundo semestre de 2009 canais em árabe e russo.
LEIA MAIS NO CLIPPING MANHÃ
http://www.vcfaz.net/viewtopic.php?t=92406
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário