segunda-feira, abril 27, 2009

Cras oferece cursos gratuitos em Itajuípe


Inaugurado em julho de 2007, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Itajuípe vem oferecendo diversos cursos gratuitos, que ensinam os alunos a incrementar seus rendimentos e também ajudam a elevar a auto-estima. Entre os já oferecidos estão de manicure, garçom, salgados e artesanato. Atualmente, estão abertas inscrições para aulas de violão e teclado, direcionadas para jovens de 11 a 17 anos. E, nas próximas semanas, devem ser abertas vagas para o curso de papel reciclado.
Os cursos são realizados através de parcerias entre o Cras e outras entidades. Com a ajuda da Secretaria de Cultura, 15 adolescentes do ProJovem tiveram aulas de capoeira. A escolinha de futebol “Pé na bola, cabeça na escola” auxilia nas atividades esportivas às crianças e adolescentes assistidas pelo Centro de Referência. O Instituto Mauá também é um dos parceiros, reservando vagas para as capacitações que oferece.
Como auxílio para inserir os acompanhados pelo Cras no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Empregos (SINE) informa o número de vagas, e realiza encaminhamento de acordo com os perfis cadastrados. Já a Secretaria Municipal de Educação auxilia no desenvolvimento de projetos para as crianças. Um deles é a brinquedoteca que, com acompanhamento dos psicólogos e mães, é utilizada para fortalecer o convívio social,
De acordo com a coordenadora, Christina Sessa, os cursos são voltados a membros das famílias acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social, sendo a maioria em situação de vulnerabilidade social. “A finalidade maior é valorizar e fortalecer capacidades e potencialidades, capacitando-os para o mercado de trabalho. No Cras, são oferecidos ainda acompanhamentos de uma assistente social, um psicólogo e uma estagiária de psicologia”, complementou.

Nenhum comentário: