Os professores com formação de nível médio da rede estadual, com jornada de 40 horas semanais, recebem acima do Piso Nacional instituído pelo Governo Federal, em julho de 2008, de R$ 950,00.
Desde fevereiro deste ano, o Governo do Estado, por meio da Lei 11.380/2009, fixou uma remuneração inicial de R$ 1.264,20, que corresponde ao vencimento inicial mais a gratificação de atividade de classe.
O pagamento do Piso Nacional foi uma das reivindicações que levaram o professores das redes públicas de ensino de todo o país a paralisar suas atividades nesta segunda-feira.
O Governo da Bahia está de acordo com a Lei. ?Entende-se como piso a remuneração mínima a ser recebida pelos professores. Aqui, estamos pagando acima deste valor estipulado por lei?, destaca o secretário da Educação, Adeum Sauer.
Outra reivindicação dos professores é a redução do número de horas trabalhadas em sala de aula para 2/3 (considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal).
O secretário considera o pleito positivo, desde que usado para a busca da melhoria da educação. "Acho indispensável que o professor tenha tempo para preparação de aulas, avaliação dos alunos, reuniões escolares, formação continuada".
Hoje, a composição da jornada de trabalho dos professores de 40h semanais da rede estadual é dividida em 28h de atividades em sala de aula e 12h em atividades complementares. Também neste item a Bahia está de acordo com a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário