O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, (Ficc), Cyro de Mattos, quer a Filarmônica do Montepio dos Artistas de Itabuna no Programa Estadual de Fomento às Filarmônicas da Bahia. Nesse sentido ele já manteve contatos com a Diretoria de Música da Fundação Cultural do Estado (Funceb) durante um encontro em Salvador. Segundo Cyro, o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meireles, que participou do III Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura, que aconteceu nos dias 12 e 13 últimos se mostrou acessível à proposta.
Para Cyro, a filarmônica itabunense é uma das grandes forças musicais do município e sua história segundo ele, se confunde com a própria história da cidade, “por isso mesmo tem que ser resgatada e fortalecida com apoio financeiro dos poderes públicos, só assim ela poderá exercer suas atividades.
Em reunião esta semana em Itabuna, o presidente da Ficc explicou aos representantes da filarmônica que eles terão que atualizar o cadastro do Banco de Dados Filarmônicos da Funceb, através do preenchimento de um formulário. Nele serão registradas as principais necessidades da banda, como a falta de instrumentos musicais e do fardamento, a questão da sede, além de sua participação nos principais eventos dos últimos três anos.
“A preocupação do prefeito Capitão Azevedo no resgate e na valorização das filarmônicas no município está inserida no seu plano de governo e é o desejo dele ver essa importante e tradicional banda musical itabunense em pleno funcionamento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário