terça-feira, abril 28, 2009

Prefeitos vão às ruas contra queda do FPM


Gestores municipais mobilizados pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), além de fecharem as sedes de suas prefeituras, seguirão em marcha nesta terça, 28, às 9 horas, rumo à Governadoria e à Assembleia Legislativa da Bahia para protestar contra a situação de suas receitas devido à queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). E voltarão, sobretudo, suas baterias contra o que consideram falta de ação do governo Wagner para ajudar os municípios neste momento de crise mundial.
O ato, condenado pelo PT e pelo governo do Estado, que o definiram como “político-eleitoral”, colocou, do mesmo lado, o PMDB, o DEM e o PR, entre outras legendas. Os organizadores e apoiadores negam, mas no meio político a manifestação tem sido apontada como possível conformação de um bloco para enfrentar o governador Jaques Wagner em 2010. Os prefeitos vão sair da sede da UPB em caminhada até a Governadoria, onde vão entregar pauta de reivindicação. Às 11h, os prefeitos serão recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, para quem será entregue uma cópia do documento. Eles não devem encontrar com Wagner, que chega hoje de viagem internacional, mas sua assessoria não informou a agenda dele pela manhã.
Segundo a UPB, mais de 285 prefeitos confirmaram presença, inclusive alguns do PT e de demais partidos aliados. “O governo federal está fazendo a parte dele, mas o do Estado deixa a desejar. De Lula estamos tendo um tratamento diferenciado, ele prometeu fazer o mesmo repasse de FPM de 2008, mas o governador até hoje nem sequer um telefonema nos deu”, disse o presidente da UPB, Roberto Maia (PMDB), prefeito de Bom Jesus da Lapa (foto). Com informações do jornal A Tarde.

Nenhum comentário: