quinta-feira, agosto 20, 2009
Morre Don Hewitt, criador do programa de TV "60 Minutes"
O diretor e produtor de TV Don Hewitt, que transformou o jornalismo televisivo nos EUA ao criar, em 1968, o programa dominical "60 Minutes" na rede CBS, morreu ontem, aos 86 anos, em sua casa, no interior do Estado de Nova York, vítima de câncer no pâncreas.
Em mais de 60 anos de carreira, Hewitt dirigiu programas históricos, como o primeiro debate televisionado entre candidatos à Presidência dos EUA, em 1960, quando John F. Kennedy enfrentou Richard Nixon.
Na ocasião, os candidatos negaram a maquiagem oferecida por Hewitt, e o efeito foi o contraste entre um bronzeado Kennedy e um pálido e suado Nixon. As imagens do confronto foram consideradas cruciais no pleito vencido por Kennedy.
Quando criou o "60 Minutes", Hewitt inovou ao reunir incisivas reportagens investigativas e entretenimento no horário nobre americano. A fórmula serviu de modelo para inúmeros programas nos EUA e em outros países.
Contratado pela CBS em 1948, trabalhou na TV desde os primórdios. Contra sua vontade, afastou-se da emissora em 2004, aos 82, quando ainda produzia o "60 Minutes". Nascido em Nova York, Hewitt deixou viúva e quatro filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário