quarta-feira, setembro 23, 2009

Itabuna terá Plano Municipal de Juventude


Dezenas de jovens se reuniram, no último sábado (19), com a proposta de discutir diretrizes para a estruturação do Plano Municipal de Juventude. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Divisão de Juventude da Secretaria da Assistência Social (SAS) de Itabuna. O principal objetivo é efetivar as políticas destinadas aos jovens do município.
O chefe da Divisão da Juventude da SAS, Sérgio Fontes, explica que a criação deste setor contempla uma proposta de governo do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que visa fortalecer políticas públicas específicas. “Os governos federais e estaduais já deram os primeiros passos e agora Itabuna também irá implementar suas políticas de juventude, criando seu Plano Municipal”, declara Fontes.
Para a formatação do plano, foram convidados estudantes do ensino fundamental e médio, além de universitários, alunos dos cursos de direito, psicologia, enfermagem e engenharia civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Unime e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Educação básica, esporte, ensino superior, cultura, política e participação, jovens mulheres, segurança, cidadania GLBT, jovens com deficiência, família, drogas, sexualidade, saúde e inclusão digital são algumas das temáticas que serão discutidas para a preparação do Plano Municipal de Juventude.
Fontes acrescenta que outro ponto que será abordado no Plano é o fortalecimento institucional das políticas de juventude. “Nós precisamos, por exemplo, articular todas as secretarias municipais para a criação de um sistema de intermediação de mão-de-obra, que facilite o ingresso de jovens no mercado de trabalho”, destaca

Nenhum comentário: