quarta-feira, setembro 16, 2009

Produtores de Inema recebem alevinos da Bahia Pesca

O produtores rurais Rosival Soares e Sebastião Valverde de Lima Neto, não contiveram a alegria ao serem contemplados com mil alevinos, cada um, na localidade de Inema, distrito do município de Ilhéus, no Sul da Bahia. Os dois fazem parte do grupo de 10 famílias que receberam 12 mil alevinos do tipo tilápia, distribuídos pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), no último final de semana.
Na distribuição,que contou com a presença do presidente da Bahia pesca, Isaac Albagli, as 10 famílias contempladas enfatizaram a importância do programa, que além de oferecer uma alternativa de alimentos e renda, vai permitir que as aguadas que existem, possam ser melhor aproveitadas. “A gente ficava sem uma utilização adequada desses recursos, que agora, com os alevinos, vão produzir alimentos, e até mesmo gerar renda com a comercialização dos peixes”, disse Rosival.
Para tanto, conforme enfatizou Albagli, todas as famílias cadastradas vão ser acompanhadas por técnicos da Bahia Pesca, que periodicamente irão monitorar as aguadas e os alevinos. A partir do peixamento, os produtores terão um prazo que varia de seis a sete meses para fazer a despesca, que é quando os peixes já estarão na fase adulta e poderão ser coletados para consumo e comercialização. Cada tilápia pode chegar a até um quilo após o período de engorda.

Nenhum comentário: