quinta-feira, dezembro 03, 2009

URGENTE: Fifa pede à CBF punição ao Guarani por escalação de jogador irregular


Após a Portuguesa denunciar à Fifa a suposta escalação irregular do atacante Bruno Cazarine, do Guarani, a entidade máxima do futebol mandou um comunicado para a CBF dizendo que o clube campineiro tem que ser punido. O jogador atuou por três equipes em 2009, algo que é proibido pela Fifa.

O Guarani subiu para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2010 com 69 pontos, sete à frente da Portuguesa, quinta colocada. Assim, caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva puna o clube de Campinas, o time da capital paulista será o maior beneficiado.

A punição ainda não foi divulgada, mas existem duas possibilidades:

- Se o jogador Bruno Cazarine que estava jogando irregularmente pelo Guarani for punido apenas pelos jogos em que atuou, o time perde 18 pontos e a Portuguesa entra no G-4 e sobe para a Série A do Brasileirão em 2010.

- Se o jogador for punido também pelos jogos em que estave no banco, o Guarani perde 30 pontos e além da Portuguesa entrar no G-4, o Juventude sai da zona de rebaixamento e o Guarani cai para a Série C no próximo ano.

O Juventude tem 44 pontos. Se o Guarani perder 30 pontos, cai para 39 e ajuda o time de Caxias do Sul a permanecer na segunda divisão do Brasileirão.

Bruno Cazarine foi inscrito em janeiro deste ano pela Chapecoense, no qual ficou até maio. Na sequência, se transferiu para o Gyeongnam, da Coreia do Sul, e jogou entre junho e julho. Depois, o atleta acertou com o Guarani em agosto, sua terceira transferência na mesma temporada



Leia abaixo o texto divulgado pela assessoria da Portuguesa:



 FIFA determina que CBF cumpra regulamento de transferências no “caso Bruno Cazarine”

A Associação Portuguesa de Desportos vem, através da sua assessoria de imprensa, informar que a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) enviou na tarde desta quinta-feira um comunicado à CBF(Confederação Brasileira de Futebol), com cópia para a Lusa, determinando a obediência ao III parágrafo do V artigo do seu Regulamento de Transferências (segue cópia em anexo).

Com isso, a CBF, juntamente com o STJD, deverá punir o Guarani de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Nenhum comentário: