segunda-feira, agosto 23, 2010

Prefeitura e MP criam comissão para combater trabalho infantil


As secretarias de Assistência Social e de Educação, Fundação Marimbeta, Conselho Tutelar e o Ministério Público do Trabalho (MPT) estão unidos na luta pela erradicação do trabalho infantil em Itabuna, através do projeto MPT nas Escolas, elaborado pelo próprio Ministério Público.
O projeto foi apresentado em reunião desses segmentos envolvidos na questão. O projeto propõe diversas ações como palestras e seminários que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal para crianças de 7 a 14 anos.
No encontro foi criada a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, ficando como coordenadora a assistente social da Fundação Marimbeta, Bernizete Zortheia. Ela elogiou a iniciativa do Ministério Público, ressaltando a importância do projeto para um problema tão sério. “O trabalho infantil é uma realidade em vários setores e por isso mesmo deve ser combatido”.
Ela lembra que, como esta área é de responsabilidade do Ministério Público, o apoio institucional de outros organismos só vem fortalecer o projeto que beneficiará as crianças exploradas pelo trabalho infantil. O próximo passo para a execução do projeto, segundo ela, é visitar locais onde há abuso e exploração do trabalho infantil, a exemplo de feiras livres, lixões e mercado informal.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Larissa Santana Leal, disse que se as crianças tiverem em condições de venerabilidade social precisam ser cadastradas em programas sociais do governo federal como o Peti e o Projovem, por exemplo, para evitar que elas sejam forçadas a ir para a rua buscar algum tipo de sustento.

Nenhum comentário: