A Comissão Especial do Complexo Intermodal e da Ferrovia da Integração Oeste-Leste/Porto Sul foi instalada ontem e já mostrou a que veio. Logo após a eleição da deputada Ivana Bastos (PMDB) e do deputado Augusto Castro (PSDB) para presidente e vice do colegiado, respectivamente, já surgiram várias propostas de trabalho.
Augusto Castro, por exemplo, sugeriu que seja convidado um representante do Ibama para discutir os impactos ambientais da construção do porto no local conhecido como Ponta do Tulha, em Ilhéus, região sul da Bahia. Ele também defendeu uma visita dos integrantes da comissão a Ilhéus para ouvir a comunidade sobre o projeto.
A deputada Maria Del Carmem (PT) ponderou, no entanto, que seria melhor primeiro convidar representantes do Governo do Estado para que eles possam dar detalhes sobre o projeto de construção da ferrovia e do porto em Ilhéus. Ela sugeriu que se convide o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, o secretário de Infraestrutura e o do Planejamento.
"Vamos ouvir primeiro o que o governo tem a dizer para depois convidar empresários e representantes dos órgãos federais", argumentou. Para ela, é importante buscar o menor prejuízo do ponto de vista ambiental para o projeto, já que um empreendimento dessa natureza "sempre causará algum dano ao meio ambiente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário