quarta-feira, maio 18, 2011

Gustavo Lisboa destaca Educação Infantil como base para a qualidade nacional


Ao participar na noite da última terça-feira (17) da solenidade de abertura do V Simpósio da Educação Infantil de Itabuna, promovido pelo Conselho Municipal de Educação (CME), o secretário Gustavo Joaquim Lisboa enfatizou que a Educação Infantil, considerando os novos resultados apontados pelo Índice da Educação Básica e (Ideb) e o Índice da Escola Pública (IEP), é o mais seguro investimento que pode ser feito pelo município para a melhoria da qualidade social da educação.
Chamando a atenção para o espetáculo natural proporcionado pela noite de lua cheia, o secretário da Educação comparou o brilho e a beleza do globo lunar com os aspectos da educação infantil, considerando a inocência das crianças, bem como a desprendimento, dedicação e encantamento dos educadores, que a fazem acontecer no ambiente escolar.
“Neste sentido, sem dúvida alguma, a Educação Infantil é a que mais brilha na Rede Municipal de Ensino”, afirmou Lisboa arrancando aplausos dos educadores presentes no teatro do Centro de Cultura Adonias Filho.
O secretário destacou que em boa parte do mundo está comprovado que a Educação é o caminho pelo qual se pode promover o desenvolvimento e a qualidade nacional de uma nação. “A base para que isso se concretize é a Educação Infantil. Por isso é necessário investimentos no setor”, frisou. Gustavo acrescentou que em Itabuna estes investimentos vêm sendo feitos tanto na ampliação de vagas, como na formação continuada e valorização do professor.
O titular da pasta da Educação destacou a implantação de uma nova Creche Escola do Programa Pró-Infância, com recursos do BNDS em parceria com o Ministério da Educação (MEC), no bairro de Nova Ferradas. Gustavo Lisboa parabenizou o CME por promover discussões acerca da Educação Infantil e lembrou o quanto Itabuna, por conta da atuação do Conselho, tem se tornada uma referência nacional. Em sua fala, a presidente do Colegiado, Maria Lúcia Bittar Santos, ressaltou que o tema geral do Simpósio “Educação Infantil e Direitos Sociais: Uma Prática Emancipatória”, remete todos à uma reflexão acerca do sujeito de direitos, que independente do tempo de vida, já tem garantido direitos inalienáveis ao ser humano.

Nenhum comentário: