quinta-feira, maio 19, 2011
Itacaré realiza passeata contra exploração sexual de crianças
Carregando cartazes e faixas, dezenas de estudantes das escolas municipais e estaduais e professores participaram, na tarde de ontem, 18, de uma caminhada pelas principais ruas de Itacaré. O evento foi parte das atividades do Dia Nacional de Combate à Violência contra a Criança e ao Adolescente.
A passeata foi também para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. “O 18 de Maio é lembrado pelo início da luta contra os manicômios. Foi nos últimos 21 anos que conseguimos melhorar as condições para o tratamento dos pacientes que sofrem de transtornos mentais”, destaca o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial, Gustavo Rigoud.
O coordenador explica que há duas décadas, os pacientes que sofriam de transtornos mentais eram tratados como animais. Ele diz que uma conquista importante foi a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todo o país. “Em Itacaré, por exemplo, ele funciona muito bem. São atendidas dezenas de pessoas diariamente”.
Abuso sexual
Quanto ao abuso sexual de crianças e adolescentes, Gustavo Rigoud afirma que a dificuldade maior é porque são poucas as vítimas que denunciam e, na maioria dos casos, o agressor é pai, tio, avô, primos ou alguém de confiança da família. “É pequena a quantidade de casos denunciados”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira, a passeata foi apenas o início da guerra contra a violência sexual. “Temos realizada ações para evitar que esse tipo de crime ocorra no nosso município, mas é importante que a comunidade colabore mais, fazendo as denúncias pelo Dique 100, que é gratuito e a pessoa não precisa se identificar”.
A passeata foi encerrada na praça do fórum, no centro de Itacaré, com apresentação teatral do grupo Cecnai. O evento foi promovido pelas secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Relações Institucionais e contou com apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário