Veja o que publicou o blog "Nas Ondas do Rádio", de Marcelo Soares, no dia 23 de abril do ano passado, aniversário de Jorge Eduardo:
"Hoje é o aniversário de um dos mais competentes comunicadores do rádio Am de Itabuna. Jorge Eduardo da Silva (Jorge Eduardo), também conhecido nos bastidores como “Quinho”. Jorge é um profissional bastante respeitado pelos colegas e público ouvinte devido a seriedade, postura ética e responsabilidade com que exerce a sua profissão. Há muitos anos atua como noticiarista na Rádio Jornal 560 kHz, produzindo e apresentando diariamente o RJ Notícias.
Filho primogênito do casal José Crescenço dos Santos e Maria José Almeida da Silva, nasceu em 23 de Abril de 1952 no hospital Calixto Midlej Filho (Santa Cruz) pelas mãos do saudoso médico Corbiniano Freire. Jorge Eduardo iniciou sua carreira no rádio ainda garoto, aos 18 anos, no dia 13 de abril de 1970 na Rádio Difusora Sul da Bahia, por intermédio do senhor Heraldo Duque Pinto, então diretor da emissora que pertencia ao ex-deputado estadual Paulo Nunes.
Eduardo, como poucos sabem, começou sua carreira como operador de áudio. O então garoto foi apresentado ao coordenador técnico da emissora, o já falecido Davi Peixoto, que o colocou sob a tutela do saudoso Manoel Dias, que por sua vez, lhe ensinou os “truques” da sonoplastia.
Sua carteira profissional foi assinada no dia 18 de Maio de 1970 como sonoplasta, porém, Jorge Eduardo sonhava em ser locutor e a sua oportunidade só veio quatro anos depois. Em 1974, após alguns testes no microfone criou coragem e solicitou ao diretor Hercílio Nunes a oportunidade de comunicar através do microfone. Solicitação esta que, para a felicidade dos ouvintes do rádio itabunense, foi aceita de imediato por Hercílio. A partir dali Jorge acumularia as duas funções.
Em 1978, a rádio Difusora de Itabuna foi vendida para o empresário Nicácio Figueiredo que contratou o recém chegado de Feira de Santana, Lucílio Miranda Bastos, como diretor geral da rádio. Lucílio contratou um novo operador e efetivou o Jorge Eduardo como locutor/apresentador. Juntamente com o próprio Lucílio, Joel Filho e Paulo Lima (Paulo Índio), Jorge apresentou a versão antiga do programa “Central de Informações”.
Em 1980, ele recebeu uma proposta irrecusável do senhor Waldeny Andrade e se transferiu para a rádio Jornal 560 kHz (que na época) liderava a audiência na cidade e desfrutava de uma programação padrão com bons profissionais e uma invejável qualidade sonora sendo a rádio modelo em Itabuna. (Bem diferente do que é hoje).
Lá se vão 40 anos de profissão, sendo que 30 deles dedicados à Rádio Jornal de Itabuna. Pelo aniversário e pela história exemplar e de sucesso no meio radiofônico de nossa cidade, o blog Nas Ondas do Rádio Web deseja ao Jorge Eduardo (nosso querido amigo Porquinho) parabéns e muita felicidade neste dia especial."
Nenhum comentário:
Postar um comentário