sexta-feira, setembro 16, 2011

Amurc defende em Brasília mudança e criação de novo Regulamento da Mineração

A importância de conscientizar e informar os gestores municipais e demais envolvidos sobre a necessidade de mudança na legislação vigente com a criação do novo marco regulatório da mineração foi destacada pelo presidente da AMURC, Cláudio Dourado, que participou da segunda edição do Ciclo de Fóruns de Mineração, promovido pela Associação Nacional dos Municípios Produtores – Anamup-.
Para ele, o encontro que aconteceu no período de 13 a 15 deste mês em Brasília, foi muito importante porque também discutiu os benefícios econômicos gerados, a fiscalização necessária para conter a extração.
“Como representante dos municípios no interior da Bahia, precisamos estar atentos a todos os movimentos em prol do desenvolvimento do nosso país”, disse o presidente da associação, lembrando que a mineração no estado é à base do crescimento econômico.
“É através da sua matéria prima que as indústrias se movimentam, porém, é na sua extração que acontece no município que se dá início ao processo, trazendo benefícios para a população, mas, ao mesmo tempo, gera problemas diversos, nesta linha de equilíbrio, sustentabilidade e respeito ecológico e social que estamos engajados”.
Dourado disse que a Amur está engajada na luta e na contribuição de propostas para construção de uma nova legislação moderna, inovadora e equilibrada. “Assim teremos certeza que estamos no caminho certo”.
O fórum em Brasília contou com apoio da Amurc e da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). Participaram do evento diversas autoridades e representantes do Governador do Estado, da Companhia Baiana de Produção Mineral, Petrobrás, Caixa econômica Federal, SEBRAE, Desenbahia, Setenge, Votorantim Cimentos, Instituto Brasileiro de Mineração, FGMaiss e das diversas Instituições das regiões Norte e Nordeste, além da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho que também é presidente da Anamup.

Nenhum comentário: