quinta-feira, outubro 13, 2011

Dilma assina decreto que institui horário de verão na Bahia

A Bahia vai fazer parte do horário de verão brasileiro, que começa neste fim de semana a partir da 0h do domingo. A pedido do governador Jacques Wagner, a presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira um decreto que inclui o Estado entre as unidades da federação onde os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Na 0h do domingo, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, deverão adiantar seus relógios para a 1h.
A Bahia fez parte do horário de verão até 2002. Empresários locais apresentaram ao governo estadual que tinham passado a gastar mais com energia após a saída do Estado do horário de verão. A medida significava economia para as empresas baianas.
O horário de verão terminará no dia 26 de fevereiro do ano que vem. Com mais tempo de luz natural durante o verão, a medida serve para evitar o consumo de energia concentrado e reduz o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição.
Em todas as regiões em que o horário de verão foi adotado, o governo contabilizou uma redução média no consumo de energia elétrica de 5%. O Brasil empregou a medida para economiar energia pela primeira vez em 1931, mas apenas desde 1985 o horário de verão vem sendo adotado anualmente.

Nenhum comentário: