terça-feira, outubro 11, 2011
Em Ilhéus, casas populares devem ser entregues até o final do ano
Até o final do ano, todas as 126 casas populares que estão sendo construídas na rua São João, no alto São Francisco, no Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus, serão entregues pelo prefeito Newton Lima a moradores do bairro, que, em grande parte, residem em áreas de risco e de preservação permanente. A informação é do secretário de Infraestrutura, arquiteto Paulo Goulart, que chama atenção para o fato de que os recursos utilizados envolvem 5 milhões e 800 mil reais e são provenientes do Programa HBB (Habitar Brasil-BID).
Construídas em modelo germinado, as casas possuem sala, cozinha, quarto e banheiro, recebendo, também, passeio e pintura geral. Além das unidades habitacionais, o projeto de urbanização promoveu ainda a construção de rampas e escadarias, a pavimentação em paralelos de ruas, a colocação de meios-fios, contenção de encostas, execução de rede de esgoto, creche e centro poliesportivo. O Programa Habitar Brasil objetiva implantar, de forma coordenada, projetos integrados de urbanização de assentamentos subnormais, que compreendam a regularização fundiária e a implantação de infraestrutura urbana e de recuperação ambiental nessas áreas, assegurando a efetiva mobilização e participação da comunidade na concepção e implantação dos projetos.
A intervenção contou com o apoio de assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus que, além de recrutarem pessoal para atuar nas obras, também realizaram o cadastramento das famílias que serão contempladas com as casas. De acordo com o secretário Paulo Goulart, por orientação do prefeito Newton Lima, cerca de 80% da mão-de-obra é formada por moradores do próprio Teotônio Vilela, gerando, com isso, emprego e renda para a comunidade. “Esta obra representa um marco para os moradores que, com a conclusão do projeto, passarão a desfrutar de uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Goulart.
A rua São João faz parte do alto São Francisco (conhecido popularmente como alto do Teotônio Vilela), localidade para a qual estão planejadas uma série de outros serviços também integrantes do pacote de intervenções do HBB. Entre eles, ligações domiciliares, recuperação de áreas degradadas, coleta de resíduos sólidos, praça de lazer, contenções em alvenaria, terraplenagem, rede de drenagem, calçamento, pavimentação e construção de estação elevatória de esgoto, entre diversos outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário