segunda-feira, janeiro 16, 2012

CRÍTICA: 'American stuffers' é estranho mas diverte - Por Patricia Kogut

Quem acha que domina o repertório dos reality shows e não se supreende mais com nada ainda não conheceu um dos maiores sucessos da TV americana hoje, “American stuffers”. O programa está no ar no Animal Planet. Enquanto não chega aqui, você pode ver trechos no YouTube ou no site do “The New York Times”. Uma tradução livre do título seria “Americanos que recheiam”. Se isso não for suficiente para esclarecer do que se trata, aí vai a explicação: o programa acompanha uma família de taxidermistas, ou seja, que empalha animais mortos. A clientela deles não é de museus de história natural, e sim de donos de bichos de estimação de luto.
Impossível não lembrar de “Six feet under”, uma das grandes séries da HBO, estrelada por uma família — ficcional — cujo negócio era uma agência funerária. Nesse caso, eles preparavam os humanos para os enterros, maquiando-os e enfeitando-os, um hábito daquela sociedade tratado com fina ironia pela série. “American stuffers” também diz muito dos americanos, avalizando, entre outras ideias, a de que o trabalho dignifica, seja ele qual for. E é divertido, estranho e repleto de humor negro involuntário. Como se não bastasse, ainda lembra um pouco os formatos tipo “Extreme makeover”. Rola até um certo suspense antes de o freguês receber seu bicho de estimação empalhado. Não deixe de assistir.

Band cancela 'The nanny' por ‘Show da fé’
Subiu no telhado o acordo da Band com a Sony para a produção de “The nanny”. A emissora não confirma oficialmente, mas nos bastidores a suspensão do seriado é dada como certa. O motivo seria a renovação do contrato com o pastor R.R. Soares. Seu “Show da fé” vai ao ar de segunda a sexta, das 20h30m às 21h20m.

...E mais
Na convenção da Band, em Portugal, no fim do ano passado, a direção da emissora já acenava com duas possibilidades de grade para 2012. Uma delas, com o missionário; a outra, sem ele.

Concorrência
Alexandre Frota está trabalhando no projeto de um programa de variedades para o horário nobre de sábado no SBT. É algo na linha do “Legendários”, comandado por Marcos Mion na Record.

A explicação
De Mário Monteiro, cenógrafo de “Fina estampa”, sobre o zero para a adega na cozinha quente: “Ela é mais decorativa, embora fique protegida do calor através de uma cortina de ar. A verdadeira adega é no subsolo”.

Poder das gordinhas
Priscilla Marinho também está pegando carona na onda de sucesso de sua personagem Taluda, em “Aquele beijo”. A atriz virará modelo GG e vai assinar uma linha de calça jeans para gordinhas.

NOTA 10
Para Christiane Torloni, pela Tereza Cristina de “Fina estampa”. A atriz aparou todos os excessos que a atrapalharam no início, como os gritos, sem cortar os exageros próprios da personagem. Está ótima.

NOTA 0
Para a CNT, que loteia seus horários. O resultado, inevitável, é a sua qualidade muito irregular, mas mais para o ruim. Por exemplo, o “Furacão 2000” mostrou um baile com a legenda “Petrópoles”. Deve ser perto de “Teresópoles”.

Nenhum comentário: