domingo, janeiro 01, 2012

CRÍTICA: O casamento entre a internet e a televisão - Por Patricia Kogut

O casamento entre a internet e a televisão se fortaleceu ainda mais em 2011. A Globo, por exemplo, lançou mais de 50 sites e blogs desde janeiro passado. O tema é oportuno não apenas porque diz respeito ao futuro e hoje é o primeiro dia de um ano novo, mas também porque fala do presente. Vale lembrar a proximidade da estreia de mais uma edição do “Big Brother”, atração da televisão brasileira que mais obteve êxito neste movimento de interseção entre as duas mídias.
Os sites das novelas têm números de audiência crescentes. A cada estreia, os recordes de visitas anteriores foram sendo derrubados e novos patamares se estabeleceram. O de “Insensato coração” cravou o recorde de mais de 3,6 milhões de visitas em um único dia; alcançou a impressionante média de visitas diárias de mais de 1,1 milhão; teve 5,4 milhões de visitantes únicos no mês; e sua média diária de pageviews foi de 3,3 milhões. A média de visitas diárias ao site de “Fina estampa” supera em 58% a sua antecessora, no mesmo período considerado para esta aferição (90 dias iniciais).
Quando há uma polêmica forte no ar, a internet responde com números diretamente proporcionais. O site de “A vida da gente”, entre os das novela das 18h, foi o que chegou mais rapidamente ao patamar de 1 milhão de visitas em um único dia: apenas 16 dias após a estreia. Normalmente, a marca era atingida dois ou três meses após a estreia. O drama das duas irmãs criadas por Lícia Manzo também já arrebatou os recordes de visitas diárias e visitantes únicos no mês, respectivamente, 1,7 milhão e 3,3 milhões.
Todo este trabalho envolve tecnologia e dinâmica de conteúdo. A equipe responsável por isso inventa testes, enquetes, games e aplicativos para divertir e convida as pessoas a interagirem. Há ainda um investimento nas redes sociais: uma coisa alimenta a outra.
Nenhum programa até agora, entretanto, conseguiu a proeza do “Big Brother”, que “acontece” com força igual paralelamente nas duas mídias — além do serviço do pay per view. É o sonho realizado de todo mundo que faz TV agora: que as atrações fiquem no ar para além do seu horário de exibição na TV.

Veja as notas dez e zero dos leitores
Estes são os dez e zero de leitores selecionados para a coluna impressa deste domingo:

ANA LYGIA VIEIRA:
Para Diogo Vilela. Eu me divirto muito com o Felizardo. E para a reprise de “Mulheres de areia”. É muito bom ver os antigos sucessos da Globo.
Para a programação vespertina da Globo. A “Sessão da tarde” está horrível, “Malhação” nem se fala. Está na hora de mudar.

SERGIO ROBERTO ALVES TROVA:
Para o “Domingão do Faustão”, que fez uma justa homenagem à “namoradinha do Brasil”, Regina Duarte.
Para a reprise de “Barriga de aluguel” no Canal Viva. A novela tem uma trama chata e é muito longa. Gostaria que levassem ao ar “Que rei sou eu?”.

GRACIELE SAMPAIO DIAS:
Para a série “The Big Bang Theory”, exibida pelo canal Warner. As manias malucas dos nerds divertem demais.
Para a entrada de Ashton Kutcher em “Two and a half men”. Ele é bom ator, mas o personagem não se encaixou direito na trama.

Veja os votos dos famosos para 2012
Pedimos a alguns personagens da coluna para falar sobre seus sonhos para 2012. Saúde, alegria, tempo para dedicar aos filhos e muitos projetos profissionais estão entre os desejos para o futuro que começa hoje. Feliz Ano Novo para você também.

Taís Araújo, atriz
Este será um ano de muito aprendizado. Vou ter que equilibrar meu tempo entre as gravações da novela (‘Marias do lar’) e o João Vicente (seu filho com Lázaro Ramos).

Luciano Huck, apresentador
Adeus ano velho, feliz ano novo... Saúde para dar e vender.

Mariana Rios, atriz
Vou começar o ano viajando com o Di (Ferrero, seu namorado). Depois, lanço ‘Totalmente inocente’ e volto à TV.

Hubert, humorista
Meu plano para 2012 é não ter planos. Só quero continuar trabalhando feito louco para o ‘Casseta & Planeta — Vai fundo’, para a coluna do Agamenon e para a minha família, que são a razão da minha vida.

Alexandre Nero, ator
Quando ‘Fina estampa’ chegar ao fim, vou para Curitiba gravar meu DVD.

Guilhermina Guinle, atriz
Depois de três anos gravando nos dias 2 e 3 de janeiro, começo 2012 viajando. Agora, vou aproveitar este ‘momento férias’. Só volto no dia 20!

Marcelo Serrado, ator
Só peço saúde para continuar levando alegria e emoção para o meu público.

Mouhamed Harfouch, ator
Vou encenar ‘A paixão de Cristo’ e preparo ‘O auto da Compadecida’ para o teatro. Mas meu grande projeto para 2012 é a paternidade (sua filha nasce em junho).

Fábio Lago, ator
Estou feliz com a volta às novelas (em ‘Marias do lar’) e o lançamento do filme ‘Xingu’. Farei muitos shows com a minha banda, a Peba.

Gregório Duvivier, ator e roteirista
Começo o ano escrevendo para ‘As brasileiras’ e ‘Louco por elas’. E ‘Inbox’, minha peça com a Maria Eduarda, reestreia em janeiro.

NOTA 10
Para Leilane Neubarth, que se reinventou no telejornal da Globo News “Edição das 18h”. Ela é esperta e domina o programa ao vivo com a maior segurança. A missão não é para qualquer um e a jornalista está arrasando.

NOTA 0
Para Rodrigo Hilbert, pelo Alexandre Lopes de “Fina estampa”. O ator está inexpressivo no papel do neurocientista de família aristocrática. Nas cenas do jantar de Tereza Cristina (Christiane Torloni), ele fez uma cara de paisagem atrás da outra.

Nenhum comentário: