terça-feira, janeiro 17, 2012

Itororó contabiliza avanços em programas e projetos sociais

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itororó fez balanço positivo das ações desenvolvidas nos últimos dois anos. Em relatório disponível à comunidade, está contabilizada a ampliação de diversos programas e projetos, que passaram a beneficiar ainda mais itororoenses. “Estruturamos a Secretaria com recursos físicos e humanos para que tivesse condições de expandir suas atividades”, afirmou o prefeito Adroaldo Almeida.
O Programa Bolsa Família fechou o ano de 2011 com 5.592 cadastros e recebendo mais 2.489 famílias. Isso equivale a quase 200 mil reais de inserção mensal de renda no município. Já o Programa do Leite Fome Zero distribuiu 2.425 litros do alimento por semana para 11 creches, escolas e organizações sociais das zonas urbana e rural.
Em 2011, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) contabilizou 295 aprovados e 48 encaminhados. No total, 343 idosos e pessoas com deficiência incapacitadas ao trabalho estão aptas a receber um salário mínimo da Previdência Social. No período de 2005 a 2008, foram cadastradas apenas 152 pessoas. Mais idosos também foram beneficiados com carteiras de passe livre. Nos dois últimos anos, foram efetuados 858 cadastros.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itororó ainda investiu em oficinas, palestras e atividades voltadas a pessoas em situação de risco. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou 502 atendimentos em 2010. Em 2011, dobrou os números, assistindo a mais de mil crianças, mulheres, idosos e deficientes vítimas de violência psicológica, física ou sexual. Além disso, o Creas realizou palestras, oficinas, visitas e reuniões.
O ProJovem Adolescente de Itororó alargou seu atendimento a mais jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social. Em 2010, eram 150 adolescentes distribuídos em cinco coletivos espalhados na sede do município e nos distritos de Rio do Meio e Itati. No ano passado, foram acompanhados 180 jovens e criados mais três coletivos. Nos espaços socioeducativos, são oferecidas oficinas de artes, esportes e informática.
O Programa Nossa Sopa aumentou o número de beneficiados. Itororó possui quatro pontos de distribuição, sendo dois na sede do município, um em Itati e outro em Rio do Meio. Cada um oferece a refeição duas vezes por semana. Nos últimos dois anos, estão sendo favorecidas 309 famílias, o equivalente a quase 1.400 pessoas.
Entre os projetos municipais, está o Redução de Danos, que oferece emissão de documentos, encaminhamento para programas sociais e atendimento médico, além de distribuir roupas e alimentos. Há ainda o Estrela do Futuro, voltado para alunos da rede municipal cadastrados no Bolsa Família. Em 2010, a iniciativa da Prefeitura de Itororó atendia 100 crianças entre 7 e 13 anos e passou a acompanhar 150 educandos em 2011. Já o projeto Escolas Livres, oferece oficinas de artes, esportes e ciências atende também os estudantes adolescentes.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gil Costa, os avanços foram possíveis graças ao comprometimento e seriedade da administração municipal. “A meta da nossa equipe é assegurar os direitos de todos os cidadãos, sobretudo aqueles em situação mais vulnerável”, declarou.

Nenhum comentário: