O sistema de Gestão de Qualidade da Rota Transportes confirmou a certificação pelo Bureau Veritas Certification (BVC), em atendimento à norma ISO 9001:2008. A decisão alcançou as demais empresas do Grupo Brasileiro, formado pelas empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Expresso Brasileiro e Viametro. A auditoria da BVC aconteceu no período de 23 a 27 de janeiro último.
Para atingir esses objetivos, as empresas tiveram que comprovar o atendimento a todos os requisitos normativos, a exemplo do sistema de gestão da qualidade, responsabilidade da direção, gestão de recursos, realização do produto, que, no caso do Grupo Brasileiro é o serviço, com base nas determinações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Segundo a diretora de Qualidade da Rota, Elaine Carletto, a maior alegria nesse resultado “é ver que os nossos funcionários tiveram um crescimento muito grande na parte de formação da qualidade dentro da empresa. Isso é bom para nós e bom para a cidade inteira, porque faz com que formemos bons profissionais”. Ela lembra o início do processo, há cinco anos, quando houve uma consultoria que mostrou como se fazia os procedimentos, como funcionava todo o processo para obter uma certificação, e ter uma empresa superorganizada.
“A partir daí, todos os nossos procedimentos foram revisados, desde a parte das IT´s, que são as instruções de trabalho, até os procedimentos de serviço. Por isso, essa recertificação para nós é importante porque foi a primeira que fizemos sozinhos, considerando uma mudança muito grande desde a certificação até hoje. Essa é a grande satisfação da nossa maturação na qualidade”, acrescenta Carletto.
Ela explica que a característica da certificação de qualidade para a prestação de serviços, como é o caso das empresas de transportes, é muito diferente da empresa do produto físico. “Na prestação de serviço, a gente não tem como fazer uma avaliação antes da entrega ao cliente. Então, ela demora mais para amadurecer do que qualquer produto físico. O produto físico você descarta e coloca outro no lugar, e o serviço não funciona assim”, argumenta.
Para Charles Sisnande, assistente de Qualidade da empresa, “é um resultado satisfatório, porque é muito difícil atender a todos os requisitos da Norma ISO 9001. “A empresa ser certificada é até fácil, mas manter a certificação é muito difícil. Quando a carta de recertificação chegou à sede da Rota, nós, representantes da direção - Antonio Cardoso (Viametro), Luana Santiago (Expresso Brasileiro), e Mirella Hull (Cidade Sol) - vibramos bastante pelo telefone. É preciso ressaltar que sem a ajuda de todos os colaboradores, do comprometimento de toda a equipe, essa conquista não seria possível”, disse ele.
Segundo a diretora de Qualidade da Rota, Elaine Carletto, a maior alegria nesse resultado “é ver que os nossos funcionários tiveram um crescimento muito grande na parte de formação da qualidade dentro da empresa. Isso é bom para nós e bom para a cidade inteira, porque faz com que formemos bons profissionais”. Ela lembra o início do processo, há cinco anos, quando houve uma consultoria que mostrou como se fazia os procedimentos, como funcionava todo o processo para obter uma certificação, e ter uma empresa superorganizada.
“A partir daí, todos os nossos procedimentos foram revisados, desde a parte das IT´s, que são as instruções de trabalho, até os procedimentos de serviço. Por isso, essa recertificação para nós é importante porque foi a primeira que fizemos sozinhos, considerando uma mudança muito grande desde a certificação até hoje. Essa é a grande satisfação da nossa maturação na qualidade”, acrescenta Carletto.
Ela explica que a característica da certificação de qualidade para a prestação de serviços, como é o caso das empresas de transportes, é muito diferente da empresa do produto físico. “Na prestação de serviço, a gente não tem como fazer uma avaliação antes da entrega ao cliente. Então, ela demora mais para amadurecer do que qualquer produto físico. O produto físico você descarta e coloca outro no lugar, e o serviço não funciona assim”, argumenta.
Para Charles Sisnande, assistente de Qualidade da empresa, “é um resultado satisfatório, porque é muito difícil atender a todos os requisitos da Norma ISO 9001. “A empresa ser certificada é até fácil, mas manter a certificação é muito difícil. Quando a carta de recertificação chegou à sede da Rota, nós, representantes da direção - Antonio Cardoso (Viametro), Luana Santiago (Expresso Brasileiro), e Mirella Hull (Cidade Sol) - vibramos bastante pelo telefone. É preciso ressaltar que sem a ajuda de todos os colaboradores, do comprometimento de toda a equipe, essa conquista não seria possível”, disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário