terça-feira, janeiro 08, 2013

Há 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra na Via Láctea

Desde 2009, a sonda espacial Kepler, da agência espacial americana (Nasa), está em missão no espaço a fim de descobrir planetas que hospedam vida. Nesta segunda-feira (7), a Nasa anunciou que há pelo menos 17 bilhões de planetas com tamanho similar ao da Terra na nossa galáxia, a Via Láctea. Mas isso não quer dizer que todos são habitáveis.
Cientistas analisaram dados coletados pela sonda Kepler e descobriram que uma em cada seis estrelas está ligada a um planeta semelhante ao nosso em dimensão. Assim, com os devidos cálculos, chegaram à conclusão de que há pelo menos 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra na Via Láctea. Usando um método diferente, especialistas das universidades da Califórnia e do Havaí, ambas nos Estados Unidos, chegaram à estimativa parecida. Eles descobriram que 17% das estrelas hospedam planetas do mesmo tamanho que o nosso, ou seja, um número muito próximo ao encontrado pela Nasa, de uma em cada seis estrelas. Apesar de semelhantes à Terra em tamanho, é muito cedo para afirmar quantos desses planetas hospedam vida. Para isso, um planeta deve estar em zonas consideradas habitáveis, ou seja, que permitem a existência de água líquida na superfície.
Também nesta semana, a Nasa anunciou que a mesma sonda encontrou 461 novos planetas habitáveis, aumentando o total para 2.740 potenciais planetas descobertos pela Kepler. Quatro destes novos têm tamanho similar ao da Terra e orbitam em zonas consideradas habitáveis. (Época)

Nenhum comentário: