quarta-feira, novembro 06, 2013

Professores municipais de Itabuna participam de formação em contexto

O que se pretende que os alunos aprendam na escola? Que competências, conhecimentos, atitudes e capacidades queremos que os educandos desenvolvam? Que transformações no currículo são necessárias para uma atuação efetiva para superar as dificuldades? Foi com base nestes questionamentos que professores de Itabuna participaram da 2ª Formação em Contexto da Rede Pública Municipal de Ensino, depois das discussões que envolveram gestores e dirigentes educacionais mês passado. Organizada pela Secretaria da Educação (SEC), a formação foi centrada no tema “Escola Grapiúna: Entre Tensões e Intenções” e aconteceu em 10 núcleos com o objetivo de refletir sobre a constituição curricular do Ciclo de Formação Humana da Escola Grapiúna, tendo em vista ajustar questões referentes ao currículo, metodologia e avaliação que atendam, efetivamente, a aprendizagem dos educandos. Na Formação em Contexto, os educadores tiveram a oportunidade de apresentar propostas à reestruturação curricular dos Ciclos de Formação, a partir de estudos em grupos fundamentados na leitura dos textos sobre a implantação da Escola Grapiúna, observando cada dimensão apresentada e comparando com o atual contexto vivenciado nas escolas de Itabuna. Nos grupos foram ressaltadas as dimensões currículo, conhecimento/conteúdos/saberes, ensino, aprendizagem, sujeitos, princípios metodológicos e avaliação.

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